[weglot_switcher]

Como perder 11,8 mil milhões em quatro dias. Segunda pessoa mais rica da Ásia com semana para esquecer

Em apenas quatro dias, Gautam Adani, industrial indiano, perdeu 11,8 mil milhões de euros, sendo que o património do empresário passou dos 64,7 mil milhões de euros para os 52,8 mil milhões de euros.
19 Junho 2021, 15h45

Gautam Adani, industrial indiano detentor da segunda maior fortuna da Ásia e uma das maiores do mundo, viu no início desta semana o seu património líquido diminuir de forma drástica, depois das ações do Adani Group terem descido a pique em bolsa.

Conta o jornal espanhol “El Economista” que, em apenas quatro dias, esta cotada perdeu 11,8 mil milhões de euros (14,1 mil milhões de dólares), sendo que o património do empresário passou dos 64,7 mil milhões de euros (77 mil milhões de dólares) para os 52,8 mil milhões de euros (62,9 mil milhões de dólares), segundo o índice semanal da Bloomberg desta sexta-feira.

Como consequência desta quebra, Adani deixou de ser a segunda personalidade mais rica da Ásia e viu este posto ser ocupado por Zhong Shanshan, que tem uma fortuna avaliada em 59,8 mil milhões de euros (71,2 mil milhões de dólares), sendo que em abril do ano passado, o Adani Group converteu-se no terceiro maior da Índia com uma capitalização de 84 mil milhões de euros (100 mil milhões de dólares).

Relatório decisivo

A perda de quase 12 mil milhões de euros teve como origem um relatório do “The Economic Times”, onde constava que o depósito nacional de ações do país, o NSDL, teria congelado três fundos estrangeiros do Adani Group (Albula Investment Fund, Cresta Fund e APMS Investment Fund). O grupo liderado por Gautam Adani qualificou esta informação como “descaradamente errónea” e recusou a intenção da NSDL de congelar estes fundos. “Este relatório foi feito para enganar de forma deliberada a comunidade investidora. Isto está a provocar perdas irreparáveis do valor económico para os investidores em geral e para a reputação do grupo”, referiu a Adani Enterprises em comunicado.

Conta o “El Economista” que a NSDL também publicou um comunicado no dia seguinte mas não surtiu efeito na negociação uma vez que as ações do grupo continuaram a negociar em baixa. Assim, os analistas aconselharam os investidores para que tivessem alguma cautela e reserva antes de tomar qualquer decisão sobre novos investimentos em empresas do Adani Group.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.