[weglot_switcher]

Compra da fintech Plaid pelo grupo Visa alvo de acompanhamento antitruste

Departamento de Justiça norte-americano quer manter um elevado grau de concorrência num setor que tem dado mostras de estar em crescimento. E prepara-se para uma luta de tribunais que pode estar no horizonte.
  • Bloomberg
27 Outubro 2020, 20h07

A compra da startup fintech Plaid por parte do grupo Visa – que se prepara para desembolsar 5,3 mil milhões de dólares (cerca de 4,5 mil milhões de euros) para concluir o negócio – está a enfrentar o escrutínio antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, informou o ‘Wall Street Journal’ esta terça-feira.

O Departamento de Justiça deve decidir em breve se vai abrir um processo para bloquear o negócio, o que pode acontecer se o departamento governamental detetar evidências fundadas de excesso de posição no setor.

Depois de examinar a compra, o departamento está preocupado com a possibilidade de limitar a competição no setor dos pagamentos, diz um relatório citado por aquele jornal norte-americano.

A mesma fonte diz que o Departamento de Justiça também está a preparar-se para um possível litígio judicial, uma vez que o grupo Visa pode contestar qualquer decisão que não seja conforme aos seus interesses.

O negócio, que aumentaria o acesso do grupo Visa ao segmento das fintech, foi anunciado em janeiro e a sua conclusão coloca o grupo num patamar superior em termos do setor onde atua. Manter o equilíbrio numa área de forte inovação e onde a banca tradicional tem vindo a perder posições, é uma das preocupações do Departamento de Justiça norte-americano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.