[weglot_switcher]

Compras de Natal: Cuidado com os gastos desenfreados com o cartão de crédito

Informe-se também sobre as formas de pagamento e as taxas de juro aplicadas, de modo a evitar riscos de endividamento, alerta a Deco.
9 Dezembro 2019, 11h02

Nesta época festiva, e apesar do ambiente descontraído, não podemos descurar as nossas finanças. Fazer as compras calma e atempadamente pode ser um princípio.

A importância da lista de compras

Faça uma lista de compras, indicando qual o montante disponível para gastar e quais os destinatários do seu círculo próximo serão presenteados com uma ‘lembrança no sapatinho’ este ano.

Ao realizar esta lista, estará a ponderar o valor do rendimento que tem para utilizar e quais os bens a comprar. Assim estará sempre ciente do valor que não poderá ultrapassar!

Pagamentos com o cartão

Se vai pagar com o cartão de crédito é importante que controle cuidadosamente os montantes que está a utilizar. Se não controlar os seus gastos, o cartão pode facilmente transformar-se num inimigo.

Se fizer uma boa utilização, o cartão de crédito pode ser um grande aliado neste Natal. Por exemplo, os cartões de crédito de fidelização de marcas oferecem inúmeros descontos, promoções e condições que podem ser  atrativas, desde que esteja bem atento à sua utilização.

Informe-se sobre as formas de pagamento e as taxas de juro aplicadas, de modo a evitar riscos de endividamento.

Existe ainda a vantagem inerente a alguns cartões, nomeadamente os que contemplam o cashback, que permitem maximizar os reembolsos. Ao fazer compras com este tipo de cartão, pode vir a receber uma percentagem da compra no mês seguinte.

Pagar com notas e moedas

Porém, e se lhe for possível, opte por utilizar notas e moedas para fazer as suas compras. Este método vai permitir-lhe ter uma noção do valor do dinheiro e consequentemente um maior controlo sob o montante que sai da sua carteira.

Em jeito de conclusão, recordamos o conselho: faça a sua lista e não saia dela.  Em caso de uso do cartão de crédito, faça-o sempre de forma consciente e informada!

Informe-se dos seus direitos. Para mais informações, consulte a página Deco Proteste.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.