[weglot_switcher]

Compras online – alternativa mais segura durante o surto do Covid-19

Antes de finalizar a compra, assegure-se de que tem todos os dados do vendedor, como morada e contactos.
  • José Coelho/Lusa
25 Março 2020, 07h45

Nestes dias, em que as famílias se resguardam em casa, muitos consumidores optam por fazer consumos online. Mas que as compras em linha sejam o mais seguras possível a DECO recorda alguns conselhos para não correr riscos nesta relação de consumo à distância:

  • Assegure-se que está a comprar em empresas comerciais e não em sites de particulares, pois os seus direitos só ficam salvaguardados quando está perante relações de consumo com sites e vendedores profissionais.
  • Prefira sites que utilizam sistemas de encriptação, identificados pelo prefixo “https” na barra de endereço.
  • Tenha em atenção a escolha do site através qual irá encomendar os produtos. Verifique a localização geográfica do registo e da sede do site para ter noção da legislação que o protege.
  • Se optar por comprar em sites situados em países fora da União Europeia, poderá ficar menos protegido e sujeito ao pagamento de taxas alfandegárias de importação.
  • Faça várias pesquisas e compare com preços e qualidade em várias lojas online para uma escolha mais confiante.
  • Tendo em consideração a situação de pandemia, o envio de alguns produtos pode ser cancelado ou podem registar-se atrasados na entrega em sua casa.
  • Antes de finalizar a compra, assegure-se de que tem todos os dados do vendedor, como morada e contactos.

Quanto ao método de pagamento, este também é um momento que requer muita atenção. De forma a garantir uma maior segurança, opte pelo pagamento no ato de entrega. Assim, não terá de disponibilizar os dados bancários ao vendedor.

Caso não seja possível, opte por pagamentos com cartões temporários ou de uma carteira virtual, evitando fornecer os seus dados ao vendedor.

Consulte mais informação aqui, sobre compras online em segurança.

Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt; ou contacte-nos para o número: 968 800 489.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.