[weglot_switcher]

Compre agora pague depois. Fundador do Twitter compra empresa Afterpay por 29 mil milhões

“Construímos o nosso negócio para tornar o sistema financeiro mais justo, acessível e inclusivo, e a Afterpay construiu uma marca confiável alinhada com esses princípios”, apontou Dorsey em comunicado sobre a aquisição.
2 Agosto 2021, 16h22

A Square, empresa de pagamentos do fundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou esta segunda-feira que vai adquirir a Afterpay, uma empresa australiana de tecnologia financeira pioneira no serviço ‘compre agora, pague depois’. O negócio ascendeu a 29 mil milhões de dólares (24,4 mil milhões de euros) e o objetivo de Dorsey é criar um gabinete de transações globais, com a ajuda da aquisição desta empresa, na que foi a sua maior aquisição de sempre.

De acordo com a “Reuters”, a aquisição da empresa ressalva a popularidade do modelo de negócios que mudou o crédito ao consumidor, onde os consumidores vão pagando a conta a prestações. Só no ano passado, a Afterpay conseguiu conquistar milhões de utilizadores nos Estados Unidos e está atualmente entre os mercados de crescimento mais rápido.

“Construímos o nosso negócio para tornar o sistema financeiro mais justo, acessível e inclusivo, e a Afterpay construiu uma marca confiável alinhada com esses princípios”, apontou Dorsey em comunicado sobre a aquisição. Os fundadores da fintech australiana disseram que o acordo marcou “um importante reconhecimento do sector de tecnologia australiano, uma vez que a inovação local continua a ser partilhada de forma mais ampla em todo o mundo”.

A Afterpay entrou em bolsa no ano passado, no início de 2020, e passaram de uma avaliação de 10 dólares a mais de 100 dólares até à data, mostrando um rápido crescimento.

A compra de todas as ações por parte da Square resultou num pagamento de 1,81 mil milhões de dólares aos fundadores da Afterpay, Anthony Eisen e Nick Molnar. A chinesa Tencent Holdings, que no ano passado pagou 300 milhões de dólares australianos (186 milhões de euros) por 5% da empresa, pode receber 1,7 mil milhões de dólares australianos (1,06 mil milhões de euros).

Com a bolsa de Sidney já encerrada, as ações da Afterpay subiram 19% para 114,80 dólares australianos, enquanto as ações da Square estão a subir 9,30% para 270,26 dólares americanos.

A Afterpay foi desenvolvida em 2014 mas foi com a pandemia que começou a ganhar destaque. A falta de trabalho e os despedimentos levaram a que mais pessoas, nomeadamente jovens, optassem por pagar produtos de uso diário em prestações.

As empresas de serviços ‘compre agora, pague depois’ emprestam fundos instantâneos aos seus clientes, que posteriormente até podem ser pagos sem juros. No entanto, como a maioria das pessoas se atrasa nos pagamentos dos créditos, é nesta vertente que a Afterpay ganha o seu dinheiro: através das multas e comissões aplicadas aos atrasos.

As empresas com este serviço não são obrigados a realizar verificações de antecedentes das contas pagas, ao contrário das empresas de cartão de crédito.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.