[weglot_switcher]

Concessão de crédito para compra de casa abranda para 810 milhões de euros de julho para agosto

Os empréstimos concedidos pelos bancos para habitação totalizaram 810 milhões de euros em agosto, com juros médios mais baixos, no segundo mês desde a entrada em vigor das novas regras do Banco de Portugal (BdP), foi hoje divulgado.
9 Outubro 2018, 12h53

De acordo com os dados mais atualizados do BdP relativos a empréstimos e depósitos bancários, foram concedidos 810 milhões de euros pelos bancos às famílias para empréstimos à habitação, menos do que os 919 milhões de euros de julho – mês no qual já tinham recuado em termos mensais -, mas mais do que os 709 milhões de euros concedidos em agosto de 2017.

No mesmo mês, de acordo com a informação divulgada pelo BdP, a taxa de juro média dos novos empréstimos concedidos a sociedades não financeiras foi de 2,36% (2,37% em julho).

Nas operações acima de um milhão de euros a taxa de juro diminuiu 20 pontos base para 1,84%, enquanto nas operações abaixo de um milhão de euros a taxa de juro aumentou sete pontos base para 2,75%.

Nas novas operações de crédito a particulares para habitação, a taxa de juro média aumentou um ponto base para 1,36%.

Já no crédito ao consumo e para outros fins, as taxas de juro médias foram, respetivamente, de 7,04% e 4,07% (7,07% e 3,91% em julho).

Em julho entraram em vigor as novas regras do Banco de Portugal que criam restrições à concessão de novos créditos à habitação e ao consumo, estabelecendo, por exemplo, que as famílias apenas podem gastar metade do seu rendimento com empréstimos bancários.

Apesar de não serem de cumprimento obrigatório, os bancos que não as cumprirem têm de explicar ao supervisor porque não o fizeram.

O Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, avisou em maio, no parlamento, que se os bancos não respeitarem as regras poderão passar de recomendações a ordens vinculativas.

Os depósitos de particulares nos bancos residentes totalizavam 142,1 mil milhões de euros no final de agosto de 2018, refletindo uma taxa de variação anual de 2,8%, uma subida de 0,8 pontos percentuais face a julho.

Na área do euro, a taxa de variação anual dos depósitos de particulares foi de 3,9% em agosto, tendo-se mantido inalterada relativamente a julho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.