[weglot_switcher]

Condutora que pagou multa na operação stop do fisco: “Isto é injusto”

Uma das condutoras mandada parar na operação stop fiscal teve de pagar uma multa sobre o Imposto Único de Circulação (IUC) que tinha em atraso. A contribuinte garante que não tinha conhecimento da multa para pagar, pois não tinha sido notificada pelo fisco.
29 Maio 2019, 10h35

A operação stop do fisco de terça-feira terminou com o arresto de vários automóveis e de um atrelado para cavalos. Em apenas cinco horas, a operação conjunta da Autoridade Tributária e da GNR controlou 4.500 contribuintes numa rotunda de acesso à A42 em Alfena, Valongo.

Uma das condutoras mandada parar na operação stop fiscal teve de pagar uma multa sobre o Imposto Único de Circulação (IUC) que tinha em atraso.

“Interrompi uma viagem, fiquei a meio”, começou por queixar-se a contribuinte na reportagem da SIC, durante a operação que contou com um grande aparato: 20 inspetores da Autoridade Tributária, apoiados por 10 guardas da GNR.

“Paguei o selo de circulação fora do prazo um dia ou dois, e [agora] tenho de pagar tanto quanto o selo, isto é injusto”, reclamou a contribuinte que não surge identificada na reportagem da SIC.

“Vou pagar, só que estou a pagar uma coisa que não tinha de pagar. Porque não recebi carta de aviso qualquer”, argumentou, garantindo que não tinha nenhuma “multa em casa para pagar sem saber”.

Desde 7 de maio que tiveram lugar cinco operações stop do fisco, todas realizadas no distrito do Porto. A operação de terça-feira foi mandada cancelar pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais António Mendonça Mendes, garantindo que operações destas já não vão ser autorizadas.

“Foi dada a ordem a ordem de cancelamento imediato assim que tive conhecimento desta operação, assim como foi dada a operação de cancelamento de qualquer operacao desta natureza para cobrar dívidas”, explicou o governante na terça-feira à noite em entrevista na SIC Notícias, garantindo que foi aberto um inquérito para averiguar esta situação.

https://jornaleconomico.pt/noticias/fisco-arrestou-varios-carros-e-um-atrelado-de-cavalos-em-operacao-stop-450329

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.