[weglot_switcher]

Conferência sobre futuro da Europa: Costa apela “ao debate das vontades dos cidadãos e não em negociações entre Estados”

O primeiro-ministro falou na cerimónia de abertura do evento que decorre este domingo em Estrasburgo, enquanto presidente em exercício do Conselho da União Europeia (UE). “Se queremos ter sucesso não podemos iludir as dificuldades”, referiu.
9 Maio 2021, 14h41

António Costa espera que a conferência sobre o futuro da Europa seja “uma oportunidade para debater as vontades plurais dos cidadãos da Europa e não em negociações entre Estados”. O primeiro-ministro falou na cerimónia de abertura do evento que decorre este domingo em Estrasburgo, enquanto presidente em exercício do Conselho da União Europeia (UE).

“A conferência sobre o futuro da Europa é a oportunidade de assumirmos com total franqueza e abertura que hoje já não pensamos todos como pensávamos e que novos tempos exigem novas vontades. Esta conferência devem assim centrar-se no debate das vontades plurais dos cidadãos da Europa e não em negociações entre Estados”, afirmou.

O primeiro-ministro utilizou o poema ‘Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, de Luís Vaz de Camões, como diretriz do seu discurso, relembrando que os cidadãos europeus estão a enfrentar uma dramática crise pandémica, com terríveis consequências económicas e sociais.

“Cada aprofundamento ou alargamento exigiu vontade, obrigou a opções difíceis, exigiu capacidade de compromisso, muita persistência e criatividade. Não há nada mais temerário do que o voluntiarismo de avançar, deixando por resolver problemas que minam a nossa coesão e que estão precisamente no âmago da questão de fundo que temos de responder”, sublinhou.

António Costa frisou ainda que se a Europa deseja ter um futuro risonho, tem de se manter unida. “Se queremos ter sucesso não podemos iludir as dificuldades. Existe hoje um conjunto de debates de fundo, sobre o que é, e o que deve ser a nossa união, que não se limita a afastar Estados uns dos outros, mas que atravessam, dividem as próprias sociedades em muitos dos nossos Estados-membros”.

Após ter sido anfitrião, sexta-feira e sábado, da Cimeira Social, do Conselho Europeu informal e da reunião de líderes UE-Índia, António Costa, presidente em exercício do Conselho da União Europeia (UE), participou este domingo, na cerimónia oficial de lançamento da Conferência sobre o Futuro da Europa.

O evento que decorre na cidade francesa de Estrasburgo e juntamente com António Costa estão presentes os presidentes da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e do Parlamento Europeu, David Sassoli, dado os três presidirem ao fórum.

Prevista originalmente para ter início em maio de 2020 e durar dois anos, a conferência foi adiada não só devido à pandemia da covid-19, mas também a diferenças em torno do modelo de governação deste fórum, ultrapassadas apenas este ano, já durante a presidência portuguesa da UE, e prolongar-se-á até ao verão de 2022.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.