[weglot_switcher]

Confiança em queda na zona euro adensa medos de recessão

O índice de sentimento económico da Comissão Europeia recuou para mínimos de novembro, sinalizando mais riscos para o crescimento da zona euro, com todos os sectores produtivos a registarem uma deterioração de expectativas.
30 Maio 2023, 12h41

Mais sinais de preocupação para a zona euro: os índices de sentimento económico da Comissão Europeia pintam um cenário de riscos para o crescimento, com a indústria e retalho a pesarem na performance europeia. O índice caiu de 99,0 em abril para 96,5 em maio, o valor mais baixo desde novembro passado e um claro alerta renovado para a possibilidade de recessão na moeda única.

A queda de maio foi resultado sobretudo do arrefecimento na indústria, embora a construção, os serviços e o retalho tenham todos experienciado recuos na confiança. Neste último caso, a deterioração de confiança sinaliza mais problemas esperados para o consumo interno, embora os consumidores tenham sido os únicos agentes a não verificar quedas no seu subíndice, apesar de os valores se manterem historicamente baixos.

Ao mesmo tempo, as expectativas de inflação voltaram a acalmar, tanto olhando para o lado dos produtores, como dos consumidores. Segundo a análise do banco ING, esta combinação de riscos negativos evidentes ao crescimento com uma inflação em queda pode mesmo significar que o pico dos juros diretores está para breve.

Olhando para o emprego, este também regista expectativas em queda no mês em análise, isto na indústria e nos serviços. No primeiro caso, o rácio entre encomendas e inventários tem vindo a cair nas últimas leituras, um cenário consistente com uma procura enfraquecida; nos serviços, a expectativa de procura nos próximos meses também está em queda, depois de vários meses próxima da média de longo-prazo para este indicador.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.