[weglot_switcher]

Confinamento em Itália deverá prolongar-se até 2 de maio

Em relação à “fase dois” anunciada pelo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, que consistirá na abertura gradual das atividades, Borrelli especificou que ela só poderá começar a partir de 16 de maio.
  • DR VINCENZO PINTO/AFP/GETTY IMAGES
3 Abril 2020, 14h52

O chefe da Proteção Civil italiana afirmou hoje que o confinamento devido à pandemia de covid-19, provocada pelo novo coronavírus, durará pelo menos até 2 de maio, e a reabertura de atividades só começará dia 16 desse mês.

Em declarações à rádio RAI1, Angelo Borrelli, que é o responsável pela comunicação diária dos boletins sobre a pandemia, reiterou a necessidade de continuar a ter um “comportamento extremamente rigoroso” e considerou que “o coronavírus mudará a abordagem em relação aos contactos humanos e interpessoais”. “Teremos de manter distância por algum tempo”, defendeu.

Em relação à “fase dois” anunciada pelo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, que consistirá na abertura gradual das atividades, Borrelli especificou que ela só poderá começar a partir de 16 de maio. “Temos de aplicar medidas firmes e cautelares, porque a possibilidade de regresso do vírus não está excluída, como demonstram as novas medidas na China”, explicou.

Em relação ao tempo das crianças ao ar livre, questão que causou polémica no Governo já que, inicialmente, parecia ter sido autorizado, mas depois foi explicado que não, Borrelli afirmou que nada mudou e que “se deve ter cuidado, respeitar as regras de prudência e ficar em casa”.

O Governo decretou medidas de confinamento e encerramento de atividades não essenciais até 13 de abril, ou seja, até ao final das festividades da Páscoa.

O último relatório da Proteção Civil italiana, divulgado esta quinta-feira, dá conta de 760 mortes nas últimas 24 horas. Trata-se de um aumento de 33 vítimas mortais comparativamente a ontem quando foram relatadas 727 fatalidades causadas pelo novo coronavírus. Feitas as contas, o número de óbitos chega assim aos 13.915. Itália continua a liderar a tabela de países com mais mortes acumuladas devido à Covid-19.

Quanto ao número de infeções, aos autoridades registaram nas últimas 24 horas 4.668 infeções casos confirmados, mas 114 que ontem. Ao todo, foram registados 115.242 casos de pessoas infetadas pelo novo vírus desde o ínicio da pandemia a 21 de fevereiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.