[weglot_switcher]

Conforme esperado, Fed sobe taxas de juro

A decisão sobre o novo aumento, entre 1,75% e 2%, foi anunciada esta quarta-feira pela Reserva Federal norte-americana, após a reunião de dois dias que arrancou ontem.
13 Junho 2018, 19h02

A Fed subiu as taxas de juros de referência em um quarto de ponto percentual, seguindo a expectativas dos analistas. A decisão do aumento [1,75% – 2%] foi anunciada esta quarta-feira, dia 13 de junho, pela Reserva Federal norte-americana. O banco central dos Estados Unidos da América publicou esta tarde o mais recente relatório da reunião de política monetária onde salienta que o mercado de trabalho continua a fortalecer-se e a atividade económica vem tem subindo de forma sólida.

“Tendo em vista as condições de mercado de trabalho concretizadas e esperadas e a inflação, o Comité decidiu subir o intervalo dos limites para a federal funds rate para 1-3 / 4 a 2%. A postura da política monetária permanece cooperadora, apoiando, assim, as fortes condições do mercado de trabalho e uma taxa de retorno à inflação de 2%”, explica a instituição liderada por Jerome Powell, em comunicado.

“Os ganhos de emprego têm sido fortes, em média, nos últimos meses, e a taxa de desemprego diminuiu (…). Numa base de 12 meses, tanto a inflação global como a inflação de elementos além dos alimentos e energia aproximaram-se dos 2%”, argumenta a Fed, acrescentando que “os indicadores das expectativas de inflação a longo prazo estão pouco alterados”.

A instituição financeira antecipa que “aumentos graduais” futuros na taxa de juros de referência serão “consistentes com a expansão sustentada da atividade económica, condições fortes do mercado de trabalho e inflação próxima ao objetivo simétrico de 2%”.

Segundo a Fed, os riscos das perspectivas económicas “parecem mais ou menos equilibrados”. A Reserva Federal conclui o comunicado lembrando o “timing e a dimensão de ajustes futuros” nos juros de referência terão como base uma avaliação das condições económicas no momento e as expectativas face “objetivo máximo de emprego” e de inflação a 2%.

http://www.jornaleconomico.pt/noticias/quase-certo-a-fed-deve-subir-os-juros-agora-a-duvida-serao-tres-ou-quatro-aumentos-em-2018-319744

Notícia atualizada às 19h19

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.