[weglot_switcher]

Caos no novo registo de cães, gatos e furões só vai estar normalizado no final do ano

Um dos problemas passa pela duplicação de registos pelo facto de existirem anteriormente duas bases de dados: a dos veterinários (SIRA) e a dos municípios (SICAFE). Já as autarquias insistem em manter as licenças de animais, o que deveria ser extinguido, segundo o JN.
11 Novembro 2019, 08h12

O novo registo de cães, gatos e furões só vai estar normalizada no final do ano. A equipa que gere o Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) está a receber uma média de mil emails por dia e está a tentar resolver o problema informático, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira.

A situação deverá agora estar normalizada até ao final do ano, segundo Bruno Rôlo do Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários, entidade gestora da nova plataforma.

Um dos problemas passa pela duplicação de registos pelo facto de existirem anteriormente duas bases de dados: a dos veterinários (SIRA) e a dos municípios (SICAFE). “O veterinário registado no SIRA e, depois, a junta fazia novo registo no SICAFE. Como os campos de ambas as plataformas não eram iguais, houve problemas na migração. A nova plataforma assume os dados mais recentes, na maioria das vezes são os dados do SICAFE que prevalecem, e muitos serão mal introduzidos”, segundo Bruno Rôlo.

Outra das questões passa pela cobrança de taxas por parte das autarquias. “A Direção-Geral de Veterinária pretendia extinguir as licenças com o novo registo, mas a Direção-Geral das Autarquias Locais insiste nas receitas da taxa”, de acordo com o responsável da Direção-Geral de Veterinária.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.