[weglot_switcher]

Conselho de Estado reúne-se esta quarta-feira às 10h00

Reunião convocada pelo Presidente da República para debater eventual estado de emergência em Portugal vai ter lugar às 10h00.
17 Março 2020, 17h15

A reunião do Conselho de Estado, prevista para esta quarta-feira, e que debate a entrada de Portugal no estado de emergência, irá realizar-se às 10h00, sabe o Jornal Económico. Ainda esta quarta-feira, às 20h00, Marcelo Rebelo de Sousa irá dirigir-se ao país para comunicar a sua decisão.

O Presidente da República decidiu convocar o conselho de Estado para esta quarta-feira, para decidir se Portugal vai decretar o estado de emergência face ao surto do coronavírus.

Numa mensagem publicada na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que tem “acompanhado minuto a minuto a situação do coronavírus em Portugal”, e aproveitou para deixar vários agradecimentos.

“Agradecer uma verdadeira quarentena voluntária dos portugueses nos últimos dias. O civismo, a maturidade, a compreensão, a solidariedade, o respeito pelos outros. Agradecer novamente ao pessoal de saúde que trabalha 24 sobre 24 horas, que se ultrapassa a si mesmo pelo dever, quando ainda era um desafio muitíssimo mais pequeno no Curry Cabral e São João. Agora é enorme e vai durar semanas e meses. Agradeço aqueles que fazem circular pessoas e mercadorias para que a economia e a sociedade viva neste momento”.

O Presidente da República aproveitou também para pedir “aqueles que estejam em quarentena voluntária para que estejam ainda mais por uns tempos difíceis. Apelar ao menos jovens como eu, para que saibam compreender e resistir, aos mais jovens para que respeitem os menos jovens”.

Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que fará uma declaração formal em Belém no fim da reunião do conselho de Estado e mostrou-se confiante de que Portugal irá ultrapassar este surto. “Vencemos pestes, vencemos crises económicas e financeiras. Aquilo que é preciso decidir será decidido, as medidas que é preciso tomar serão tomadas”, sublinhou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.