[weglot_switcher]

Governo aprova estado de calamidade e permite abertura de atividades itinerantes de diversão

Segundo Mariana da Silva, o Governo acredita ter “para continuar com o conjunto de medidas que tínhamos aprovado”. Como tal vai passar a existir “possibilidade de entrada em atividade dos itinerantes de diversão”
  • Tiago Petinga/LUSA
13 Maio 2021, 16h06

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que o Conselho de ministros aprovou, esta quinta-feira, estado de Calamidade até ao final de maio e anunciou regresso de atividade itinerantes de diversão, como parques de diversão.

Em entrevista aos jornalistas, Mariana da Silva referiu aprovação do “estado de calamidade em todo o território nacional continental até às 23h59 do dia 30 de maio”.

“Tomando por base os dados relativos a residência, por concelho, à data de 12 de maio. Foram ainda introduzidas algumas alterações no que diz respeito ao municípios abrangidos , como aqui disse há uma semana aquilo que podemos ver é que quando olhamos para os níveis de incidência comparando o início do processo de desconfinamento com a data mais recente, o dia 12 de maio, vemos um decréscimo muito significativo”, sublinhou a ministra do Estado e da Presidência, acrescentando que “os níveis de incidência estavam abaixo de 120, mas estão abaixo de 50 com 48,7. Quando olhamos para o nível de transmissão podemos ver que ele era de 0,78 a 9 de março, entretanto circulou bastante tendo ultrapassado o 1 em alguns momentos , mas é neste momento de 0,92”.

Assim, segundo Mariana da Silva, o Governo acredita ter “para continuar com o conjunto de medidas que tínhamos aprovado”. Como tal vai passar a existir “possibilidade de entrada em atividade dos itinerantes de diversão”. Além disso será possível a prática desportiva até ás 22h30 e vão ser abertos os restantes parques infantis e aquáticos.

Quanto aos concelhos que avançam ou não no plano de desconfinamento, a ministra revelou que Cabeceiras de Basto, Carregal do Sal e Paredes e ainda a freguesia de Longueira-Mongrave, no concelho de Odemira passam à próxima fase de desconfinamento. Arganil e Lamego recuam e Resende não avança.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.