[weglot_switcher]

Conselho e Parlamento Europeu têm até segunda-feira para fechar acordo sobre orçamento da UE

Caso as negociações não cheguem a bom porto até ao prazo limite de 19 de novembro, a Comissão Europeia deverá apresentar um novo projeto de orçamento.
  • REUTERS/Vincent Kessler
17 Novembro 2018, 11h47

O Conselho Europeu e o Parlamento Europeu decidiram esta sexta-feira que serão necessárias novas consultas para finalizar o orçamento da União Europeia para 2019, pelo que a discussão será retomada na próxima segunda-feira.

“O Conselho e o Parlamento Europeu concluíram a 16 de novembro que seriam necessárias novas consultas para encontrar um compromisso sobre o orçamento da UE para 2019 que fosse satisfatório para ambas as partes. As negociações foram suspensas para permitir isso”, informou o Conselho Europeu, em comunicado divulgado esta sexta-feira.

A instituição europeia esclareceu que irá manter os seus objetivos para o próximo ano.

“Queremos um foco forte nas nossas prioridades – crescimento e emprego, jovens, segurança e migração – ao mesmo tempo que asseguramos orçamentos prudentes em linha com uma boa gestão financeira. Estamos prontos para nos engajar construtivamente com o Parlamento para chegar a um acordo na segunda-feira”, disse Hartwig Löger, ministro das Finanças da Áustria e principal negociador do Conselho para o orçamento da UE para 2019.

Caso as negociações não cheguem a bom porto até ao prazo limite de 19 de novembro, a Comissão Europeia deverá apresentar um novo projeto de orçamento. Recorde–se que a 24 de outubro de 2018, o Conselho informou o Parlamento Europeu de que não podia aceitar todas as alterações ao orçamento da UE para 2019 adotadas pelo Parlamento, o que originou um período de conciliação de três semanas, que teve início a 30 de outubro.

Em 4 de setembro de 2018, o Conselho adotou a sua posição sobre o orçamento da UE para 2019, confirmando o acordo alcançado em julho pelos embaixadores junto da UE. A posição do Conselho prevê um total de 164,1 mil milhões de euros em autorizações e 148,2 mil milhões de euros em pagamentos, um ligeiro aumento em comparação com o orçamento de 2018.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.