[weglot_switcher]

Conservar pescado é um “grande problema” em Santo Antão, admite governo cabo-verdiano

O ministro do Turismo, Transportes e Economia Marítima garante que “o Governo está a trabalhar para mitigar os constrangimentos que afligem os pescadores” do Tarrafal de Monte Trigo.
29 Janeiro 2019, 15h19

O ministro do Turismo, Transportes e Economia Marítima de Cabo Verde reconheceu esta segunda-feira, no Porto Novo, que a conserva do pescado constitui “um grande problema” para os operadores de pescas no Tarrafal de Monte Trigo, em Santo Antão.

De visita à essa localidade, também com “grande potencial” turístico, José Gonçalves disse ter visto “na prática” as preocupações dos pecadores do Tarrafal de Monte Trigo, sobretudo a nível de conservação do pescado, mas também de desembarque, assegurando que “o Governo está a trabalhar para mitigar os constrangimentos que afligem os pescadores” locais.

“Vi, realmente, as preocupações que afligem os pescadores. O Governo está a trabalhar para mitigar os problemas. Faltam infra-estruturas de gelo e de desembarque, mas há soluções que estão há vista. Algumas medidas podem ser tomadas de imediato”, notou o ministro que tutela as pescas.

Definindo como “prioridade” a melhoria da unidade de produção de gelo e conservação do pescado no Tarrafal de Monte Trigo, o governante referiu que está “atento” à preocuparão dos pescadores quanto à necessidade de construção de um cais de pesca nessa comunidade piscatória, uma das mais importastes da ilha de Santo Antão.

Trata-se de uma infraestrutura prevista no âmbito do projeto integrado, estimado em 200 mil contos, que o governo cabo-verdiano tem previsto para Tarrafal de Monte Trigo, com início previsto para 2019.

A iniciativa tem como “foco principal” as pescas, mas abarca ainda a agricultura e o turismo, dois sectores também de “grande potencial” nessa localidade. “Há uma grande dinâmica no turismo nesta localidade. Há investimentos privados e o Governo está a apoiar os privados na criação das condições para potenciar o seu desenvolvimento”, avançou, destacando ainda a construção da estrada de acesso a Tarrafal de Monte Trigo, prevista para estar pronta até ao final do ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.