[weglot_switcher]

Consórcio que integra o ISQ quer capacitar PME para o desafio digital

O projeto PME Digital integra o ISQ e o Cluster das Tecnologias de Informação e Comunicação, entre outros parceiros. A trasnformação digital, que já não é mera opção, está na ordem do dia.
4 Fevereiro 2020, 07h22

O projeto PME Digital, que o ISQ integra com outros parceiros nacionais, quer capacitar mais de três mil PME do país com competências digitais, “contribuindo para a sua mudança organizacional estratégica, planeada e evolutiva”, refere o institituto em comunicado oficial. Em fevereiro e março terá lugar uma ‘Tour Nacional no Norte, Centro e Alentejo’, com vista ao debate deste tema e à apresentação de resultados do projeto.

“O objetivo é apoiar a transformação digital das PME nos setores automóvel, materiais, matérias-primas e comércio e a promoção de mudanças disruptivas nos modelos de negócio, produtos e processos produtivos”, disse Pedro Matias, presidente do ISQ.

Durantes os meses de fevereiro e março, o consórcio – constituído pelo ISQ, o Cluster das Tecnologias da Informação e Comunicação, TICE.PT, e a ESMAD – promove a apresentação os resultados do projeto PME Digital. Os eventos dirigem-se a empresários (administradores, gestores, CEOs) e técnicos (administrativos, recursos humanos, comerciais, marketing, operacionais, manutenção, produção, tecnologias de informação, gestão de projetos, desenvolvimento de software, automação e robótica, I&D e inovação), que pretendam aderir à Transformação Digital e que tenham interesse em conhecer o projeto PME Digital.

“Além da apresentação de resultados, conteúdos e ferramentas da plataforma HUB Acelerador Digital, a Tour Nacional irá promover dinâmicas de interação com entidades de referência na temática a nível nacional, bem como a oportunidade de as empresas apresentarem desafios tecnológicos e barreiras organizacionais ou tomarem conhecimento de formas de financiamento para os seus projetos de transformação digital”, refere Sílvia Vara, responsável pelo projeto no ISQ.

“A transformação digital é um processo contínuo de mudança organizacional estratégica, planeada e evolutiva ao longo do qual se potenciam as competências digitais da plataforma tecnológica e a inovação para se atingirem determinados objetivos de negócio. Trata-se de uma mudança de estratégia para negócios mais fiáveis, mais sustentáveis e mais competitivos num mundo em transformação digital”, conclui Sílvia Vara.

O ISQ é uma entidade privada, independente, que acrescenmta valor através de soluções integradas e inovadoras de serviços de engenharia, inspeção, ensaios, testes e capacitação.  Presente em 14 países e com sete escritórios em Portugal, o ISQ apoia nas áreas da redução do risco, melhoria do desempenho operacional e aumento de competitividade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.