Construir uma casa nova ficou 1,6% mais caro devido ao preço dos materiais

O Centro (1,7%) e o Norte (2%) foram as regiões que apresentaram subidas homólogas superiores à média do Continente. Por outro lado, o Alentejo e Algarve registaram descidas face aos preços do ano passado.

Reuters

O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova subiu 1,6% em junho, em comparação com o mesmo mês do ano passado. O preço dos materiais causou o aumento, superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) ao registado em maio, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“A ligeira aceleração homóloga dos custos de construção foi determinada pela subida de 0,4 p.p. da taxa de variação do índice de Materiais, que se fixou em 1,5% em junho. O índice referente ao custo de Mão-de-Obra registou uma taxa de 1,7% (1,9% em maio)”, explica o relatório do INE.

Em termos regionais, o Centro (1,7%) e o Norte (2%) foram as regiões que apresentaram taxas de variação homóloga superiores à observada para a média do Continente (1,3%). As regiões do Alentejo e Algarve apresentaram taxas de variação negativa.

No caso do Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação aumentou 1,3% em junho, verificando-se uma desaceleração do crescimento face aos 1,8% no mês anterior. “A componente dos Produtos aumentou 0,1% face ao mês homólogo (0,9% em maio). A taxa do índice da componente Serviços diminuiu 0,1 p.p. em relação ao mês anterior, para 2,1%”, acrescentou o instituto.

Relacionadas

Custo da construção de casa nova abranda para 1,5% em maio

“A desaceleração homóloga dos custos de construção foi determinada pela descida de 0,2 pontos percentuais da taxa de variação da mão-de-obra Materiais, que se fixou em 1,9% em maio”, explica o Instituto Nacional de Estatística.
Recomendadas

Cinco ‘rooftops’ perfeitos para fechar um negócio

Se quer fugir às tradicionais salas de reuniões e procura um ambiente diferente para a reta final de uma negociação, o JE sugere-lhe sete espaços que o vão ajudar a descontrair e promover o (tão aguardado) aperto de mãos.

Como converter um PDF num ficheiro Word com imagens?

Se necessitar de converter um ficheiro PDF num ficheiro de imagem e estiver a utilizar um Mac, basta abrir o PDF no ‘Preview’ e depois aceder a ‘Ficheiro’, ‘exportar’, escolher o formato de imagem que lhe convier e gravar.

Dividendos: o rendimento passivo pode fazer a diferença no final do mês

Saiba como gerar rendimentos regulares num lógica de longo prazo também através do investimento em ações.
Comentários