[weglot_switcher]

Consultoras dão prioridade a saúde mental

Numa altura em que milhares estão a trabalhar a partir de casa, consultoras desenvolvem iniciativas para proteger a produtividade dos colaboradores.
25 Abril 2020, 18h00

À medida que o país atravessa o segundo período do estado de emergência decretado pelo Governo, começam também a emergir preocupações em torno dos impactos que o isolamento social pode ter na saúde mental dos portugueses.

Um estudo feito por psicólogos portugueses alerta que, no médio prazo, em termos sociais podem surgir situações de pânico, como a agorafobia (medo de sair de casa) e, no longo prazo, patologias como a fobia social ou a perturbação obsessivo-compulsiva. No que respeita à esfera profissional, esses fatores podem influenciar a qualidade do trabalho, principalmente daqueles que se encontram em regime de teletrabalho.

“Esta adaptação [ao teletrabalho] pode, de facto, afetar a produtividade e a motivação das equipas, não só pela situação em si, que é geradora de stresse e ansiedade, mas também pelo ambiente de trabalho que passou a ser diferente”, realça ao Jornal Económico (JE) Pedro Lourenço Marques, partner da consultora Grupo Your e responsável pela empresa Your Care.

Esta iniciativa visa cumprir todas as obrigações das empresas relativas à Segurança e Saúde no Trabalho (SST), mas também promover uma cultura de proteção e promoção da saúde no trabalho. Assim, através de um serviço de consultoria efetivo, customizado, a Your Care pretende apoiar as empresas na elaboração de planos de contingência e na sua operacionalização em diferentes fases da evolução da pandemia.

Apesar de soar fácil, a adaptação ao teletrabalho tem alguns desafios, nomeadamente a criação de postos de trabalho improvisados em casa, rotinas e processos laborais adaptados, novas ferramentas de comunicação e de trabalho à distância, gestão dos tempos de trabalho e pausas, automotivação, sem esquecer as distrações. “Se antes as nossas distrações eram os colegas, hoje é a família, os filhos, as notícias em constante atualização, as reuniões por videoconferência, o telefone que não para de tocar”, explica o representante, acrescentando ser “essencial” a adaptação a novas rotinas.

“Escolher um espaço da casa para trabalhar que nos permita manter a concentração, iniciar o dia de trabalho no horário que já se praticava, tentar fazer as pausas que já fazíamos com os nossos colegas, entre outras técnicas que podem ser aprendidas e implementadas”, sublinha.
Face às dificuldades desta nova realidade, a Your Care desenvolveu um Pack Saúde, para ajudar os colaboradores a lidar de forma adequada com as alterações que esta crise tem provocado a nível social, profissional, familiar e pessoal.

“O Pack Saúde surge em duas modalidades distintas”, explica Pedro Lourenço Marques. A primeira vertente baseia-se numa interação direta com um profissional especialista em diferentes áreas, medicina geral e familiar, enfermagem, psicologia e nutrição em sistema de teleconsulta, e por outro, num programa com workshops e dinâmicas de grupo não presenciais, liderados por especialistas.

Para além de ter desenvolvido um programa que visa dar apoio à saúde mental dos colaboradores, o Grupo Your lançou uma linha de apoio aos empresários, tendo como objetivo auxiliar empresas e organizações a minimizar danos e riscos originados no atual contexto económico marcado pela Covid-19, a procurar as melhores soluções de prevenção de encerramento dos negócios e atividades, bem como a delinear as medidas mais adequadas a cada momento.

Artigo publicado no Jornal Económico de 24-04-2020. Para ler a edição completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.