[weglot_switcher]

Contra as alterações climáticas e em defesa do planeta. António Guterres é capa da “Time”

De fato e com água até aos joelhos, António Guterres é capa da revista norte-americana Time. A edição dedicada à luta contra as alterações climáticas chega às bancas na próxima semana.
  • DR Time Magazine
13 Junho 2019, 16h01

O secretário geral da ONU, que fez da luta contra as alterações climáticas uma das suas bandeiras, é capa da próxima edição da revista norte-americana Time Magazine.

A manchete “Our sinking planet” (“o nosso planeta a afundar”, tradução livre para português), que acompanha a fotografia de António Guterres, com a água pelos joelhos em Tuvalu, um dos países mais vulneráveis à subida da água dos oceanos, faz referência aos temas abordados em discursos do antigo primeiro-ministro: níveis dos mares a aumentar, residentes em fuga, cidades a desaparecer.

No site da revista Time já é possível ler o artigo completo. A edição chega às bancas no dia 24 de junho.

António Guterres visitou em maio vários países do Pacífico Sul, num roteiro que teve como objetivo de chamar a atenção para o problema das alterações climáticas, e para a necessidade de os líderes mundiais reforçarem os esforços no corte das suas emissões de gases com efeito de estufa.

Tuvalu, um dos países que visitou, António Guterres pode ver se perto os problemas já sentidos pelas populações. A subida do nível do mar diminui o terreno disponível e alaga antigas aldeias e zonas agrícolas, tornando-os imprestáveis. Muitas famílias viram-se já obrigadas a emigrar e o êxodo não vai parar, porque as águas continuam a subir.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.