[weglot_switcher]

COP24: Líderes políticos juntam-se para entregar resultados do acordo climático à ONU

Líderes políticos começaram esta segunda-feira a chegar à cidade de Katowice, na Polónica onde durante duas semanas vão discutir os resultados do Acordo de Paris de 2015 sobre as mudanças climáticas, e alertar sobre a falta de ação.
3 Dezembro 2018, 11h30

Os chefes de Estado de cerca de 200 países juntam-se a partir desta segunda-feira, 3 de dezembro, em Katowice, na Polónia, para discutir os resultados do Acordo de Paris (assinado em 2015) e alertar para a falta de ação de algumas nações. A 24ª Conferência da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas decorre até dia 14 de dezembro.

Estas negociações em Katowice são referidas como as mais importantes atualmente na Organização das Nações Unidas (ONU) desde o Acordo de Paris. Um dos principais tópicos de discussão vai ser a saída dos Estados Unidos do acordo e a implementação de novas regras de ação de modo a limitar o aquecimento global até 1,5ºC.

https://jornaleconomico.pt/noticias/relatorio-exige-transformacoes-sem-precedentes-para-limitar-aquecimento-global-363211

O país anfitrião, a Polónia, continua altamente dependente do carvão – o mais poluente dos combustíveis fósseis – e reforça o apelo para uma “transição justa” com o intuito de permitir que as comunidades ainda dependentes dos combustíveis fósseis tenham apoio exterior para mudarem as suas políticas.

“O mundo está numa encruzilhada, e a ação decisiva nos próximos dois anos é crucial para enfrentar essas ameaças urgentes”, disseram os líderes, numa nota conjunta, em referência aos efeitos das alterações climáticas.

O objetivo dos dirigentes é enviar uma “mensagem inequívoca” a todos os países para a redução das suas emissões de dióxido de carbono e acelerar a transformação da energia, abandonando por completo os poluentes dos combustíveis fósseis.

O apelo, na cerimónia que marcou o início da cimeira, foi feito pelos presidentes das últimas quatro cimeiras do clima: o ex-ministro do Ambiente peruano Manuel Pulgar-Vidal (responsável pela COP20), o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de França Laurent Fabius (COP21), o ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, Salaheddine Mezouar (COP22), e o primeiro-ministro das Fiji, Frank Bainimarama (COP23).

Portugal estará representado oficialmente pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes. À parte este governante, ambientalistas e especialistas em alterações climáticas portugueses participam também na COP24.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.