Coreia do Norte critica “retórica difamatória” de Joe Biden

A propaganda norte-coreana criticou esta quarta-feira a “retórica difamatória” do antigo vice-presidente norte-americano contra o líder norte-coreano e prometeu represálias contra todos que “ousam provocar” Kim Jong-un.

Wallace Woon / EPA via Lusa

A propaganda norte-coreana criticou esta quarta-feira a “retórica difamatória” do antigo vice-presidente norte-americano Joe Biden contra o líder norte-coreano e prometeu represálias contra todos que “ousam provocar” Kim Jong-un.

Durante um comício de campanha no fim de semana passado, Joe Biden acusou o atual Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, de fazer dos EUA “uma nação que abraça ditadores e tiranos como [o Presidente russo, Vladimir] Putin e Kim Jong-un”.

Em tom depreciativo, a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA notou a “retórica difamatória” de Joe Biden contra Kim, e considerou que o candidato democrata às presidenciais de 2020 foi “imprudente e arrastado pela ambição de poder”.

Além de um “tolo de baixo” QI (quociente de inteligência), o artigo descreveu Biden como um “imbecil desprovido de qualidades elementares como ser humano” e lembrou “episódios questionáveis” da carreira do político norte-americano.

A KCNA destacou as recentes críticas de Biden foi alvo pelo comportamento inapropriado com várias mulheres, as acusações de plágio durante a campanha em 1988, e até imagens de 2011 que mostravam o vice-Presidente norte-americano a dormir durante um discurso do então Presidente Barack Obama.

A nota concluiu que Pyongyang nunca perdoará “ninguém que ouse provocar o líder supremo da República Popular Democrática da Coreia” [nome oficial da Coreia do Norte] e que o regime norte-coreano “certamente fará [Biden] pagar por isso”.

Desde o início da campanha, Biden tem criticado Trump por “abraçar inimigos”, descrevendo o chefe de Estado russo como um “ditador e cleptomaníaco” e Kim como um “bandido que escreve cartas de amor” ao Presidente dos Estados Unidos.

Ler mais
Relacionadas

Joe Biden anuncia candidatura às presidenciais dos EUA

O antigo vice-presidente norte-americano anunciou esta quinta-feira, formalmente, a sua candidatura às eleições presidenciais em 2020, apostando nas ligações à classe trabalhadora e a Barack Obama para marcar posição num cada vez mais liberal Partido Democrata.
Recomendadas

Pechincha? Mini-castelos do estilo Disney à venda na Turquia por 350 mil euros

Procura uma casa de férias na região do Mar Negro na Turquia? Gosta dos contos da Disney? Por 350 mil euros, estas casas podem ser ideais para si.

Foto chocante de pai e filha afogados levanta debate sobre riscos que os migrantes correm

Um pai e uma filha salvadorenhos foram encontrados mortos na margem do rio Bravo, que separa o México dos Estados Unidos. Óscar e Valeria perseguiam o sonho americano de uma vida melhor.

Filhos de milionários russos não precisam de ser empreendedores para entrarem na lista dos super ricos

Os magnatas russos estão a transferir parte dos seus impérios aos seus herdeiros como forma de manter a riqueza na família. Os irmãos Mordashov, Kirill e Nikita de 20 e 19 anos, já têm uma fortuna avaliada em mais de 1.400 milhões de euros.
Comentários