[weglot_switcher]

Coreia do Sul responde a Kim Jong-un e lança oito bombas em exercício junto à fronteira

As bombas foram lançadas por aviões F-15K, num exercício que teve lugar na província de Gangwon. Demonstração de força visa responder ao mais recente lançamento de um míssel pela Coreia do Norte.
29 Agosto 2017, 10h34

A Coreia do Sul ameaçou esta manhã pôr fim à liderança de Kim Jong-un, pouco depois de a Coreia do Norte ter disparado um míssil balístico sobre o Japão. A resposta chegou através do lançamento de oito bombas MK 84 num exercício realizado em território sul-coreano.

A demonstração de força foi feita com recurso por aviões F-15K, na província de Gangwon, segundo o anúncio do gabinete presidencial da Coreia do Sul, tratando-se de um alvo simulado. As MK 84 pessam cerca de 900 quilogramas e são projetadas para penetrar alvos fortes, como bunkers.

Face à tensão com o regime de Pyongyang, a Coreia do Sul tem procurado demonstrar as suas capacidades de defesa, através de exercícios militares e demonstrações de força de vária ordem. O governo sul-coreano divulga frequentemente imagens desses exercícios, como é o caso do vídeo que acompanha esta notícia.

Um alto funcionário do governo alertou para a possibilidade de haver consequências catastróficas caso os sul-coreanos se sintam ameaçados pelo país no norte. “O exercício reconfirmou a capacidade da Força Aérea sul-coreana para destruir a liderança do inimigo em caso de emergência”, disse o oficial do Ministério da Defesa da Coreia do Sul

Em declarações à CNN, o professor do departamento de Ciência Política da Universidade Nacional de Pusan Robert Kelly disse que “os norte-coreanos não podem simplesmente disparar mísseis sobre os países das pessoas, tem que haver alguma resposta”.

Na sequência dos acontecimentos, a China também interveio, alertando quer os Estados Unidos da América quer a Coreia do Sul para não provocarem Pyongyang. A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Hua Chunying, comentou o ataque desta madrugada mas teve uma postura contrária à de Seul e pediu calma a todos os lados.

Na madrugada desta segunda-feira, a Coreia do Norte lançou um míssil que sobrevoou o norte do Japão, o que levou à convocação de um encontro do Conselho de Segurança das Nações Unidas para esta terça-feira. O “projétil não identificado”, segundo as autoridades japonesas, foi lançado às 5h58 (21h58 em Lisboa) e caiu no mar às 6h12 (22h12 em Lisboa). Voou sobre a ilha japonesa de Hokkaido, tornando-se o primeiro projétil norte-coreano a passar com sucesso pelo território desde 1998.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.