[weglot_switcher]

Coronavírus: Costa diz que TAP vai continuar a operar para os Açores

O primeiro-ministro disse que “quanto ao caso da ilha Terceira, […] tendo a SATA decidido cancelar os voos para esta ilha, é fundamental manter a ligação da TAP”. A SATA decidiu suspender as ligações entre ilhas e voos provenientes fora dos Açores, embora tenha sido resguardado alguns regimes de excepção.
20 Março 2020, 12h25

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que a TAP vai continuar a operar ligações aéreas para os Açores, em particular na Terceira, para que a ilha “não fique privada da continuidade territorial com o conjunto do país”.

“Quanto ao caso da ilha Terceira, […] tendo a SATA decidido cancelar os voos para esta ilha, é fundamental manter a ligação da TAP”, afirmou António Costa, em Lisboa, após a reunião do Conselho de Ministros que aprovou as medidas para aplicar o estado de emergência, na sequência da pandemia de Covid-19.

Em resposta aos jornalistas sobre a operação da companhia aérea nacional, o primeiro-ministro disse que o Governo tem “insistido junto da TAP em que é fundamental continuar a assegurar a ligação com estas comunidades, a continuidade territorial, designadamente com os arquipélagos dos Açores e da Madeira”.

No caso da ilha Terceira, no arquipélago dos Açores, a preocupação do Governo é que “não fique privada da continuidade territorial com o conjunto do país”, após a decisão da SATA, empresa aérea que opera nesta região autónoma.

A SATA para hoje de fazer ligações inter-ilhas nos Açores e também vai deixar de fazer voos de fora da região para dentro, mas a TAP e a Ryanair continuam a operar para São Miguel e para a Terceira.

As medidas referentes à SATA foram hoje definidas pelo Governo dos Açores, que agiu enquanto acionista único da empresa, e visam combater a epidemia de Covid-19, que no arquipélago regista três casos positivos (um na Terceira, um em São Jorge e um no Faial).

No que refere à SATA Air Açores, ramo da empresa que opera dentro da região, determinou-se, até 31 de março, o encerramento da operação desde as 18:00 locais de hoje (19:00 em Lisboa), ficando excecionados voos de transporte de carga ou outros de “força maior”, devidamente autorizados pela Autoridade de Saúde Regional.

O Governo dos Açores, presidido por Vasco Cordeiro (PS), deu ainda indicações ao conselho de administração da Azores Airlines – ramo da SATA que opera de e para fora dos Açores – para “suspender todas as ligações aéreas do exterior à região”, com as mesmas exceções dos voos inter-ilhas.

Contudo, fica ainda em aberto a possibilidade de a empresa voar dos Açores para fora: neste campo, a empresa açoriana anunciou já que iria os seus voos para Toronto, no Canadá, até 14 de abril de 2020, sendo a última rotação no dia 22 deste mês, no domingo.

Casos diferentes sucedem com a TAP e a Ryanair, ambas a operar em São Miguel e na ilha Terceira.

A partir de segunda-feira e até 19 de abril, a empresa portuguesa vai reduzir a sua operação, mas continuará a ter rotações para os Açores: terá um voo diário de Lisboa para Ponta Delgada (ilha de São Miguel) e três voos semanais de Lisboa para a ilha Terceira.

Já a companhia aérea de baixo custo Ryanair anunciou que a partir da próxima quarta-feira (25 de março) irá suspender todas as viagens na sequência das restrições impostas pelos governos para combater a pandemia de coronavírus, deixando então de fazer as rotas que ligam Lisboa e Porto aos Açores.

As únicas exceções, refere a companhia aérea irlandesa em comunicado enviado na quarta-feira, serão um pequeno número de voos destinados a manter as ligações essenciais, principalmente entre o Reino Unido e a Irlanda.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.900 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 85.500 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 176 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/passageiros-da-tap/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”174″ slug=”passageiros-da-tap” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/passageiros-da-tap/thumbnail?version=1578416036988&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.