[weglot_switcher]

Coronavírus: Hong Kong encerra fronteira terrestre com a China. Autoridades confirmam primeiro caso de transmissão entre humanos Europa

Além do território continental da China, também foram reportados casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, França, Alemanha, Austrália e Canadá.
  • Getty Images
28 Janeiro 2020, 11h01

As autoridades de Hong Kong anunciaram, esta terça-feira, 28 de janeiro, que vão encerrar a fronteira terrestre com a China depois de confirmarem o oitavo caso de coronavírus no país. A ordem chega dias depois da Mongólia ter anunciado a mesma medida.

A chefe executiva da região de Hong Kong anunciou a medida, numa conferência de imprensa esta manhã, informando que o encerramento será “temporário”. Carrie Lam acrescentou ainda que também o número de vistos turistas emitidos para visitantes da China e voos vindos deste país seriam reduzidos para metade por agora.

As autoridades de Hubei, província chinesa no centro do surto, informaram anteriormente que outros 1.300 casos foram confirmados, elevando o total na região para mais de 2.700. A maioria ainda está no hospital, com mais de 125 em estado crítico. Entre domingo e segunda-feira, houve um aumento de 65% no número de casos notificados na China continental, de cerca de 2.700 para 4.500.

Além do território chinês, também foram reportados casos de infeção em Macau (5), Hong Kong (8), Cambodja (1) Taiwan (4), Sri Lanka (1) Tailândia (8), Japão (4), Coreia do Sul (5), Estados Unidos (5), Singapura (5), Vietname (2), Nepal (1), Malásia (4), França (3), Alemanha (1), Austrália (5) e Canadá (1). As autoridades chinesas admitiram que a capacidade de propagação do vírus reforçou-se. As pessoas infetadas podem transmitir a doença durante o período de incubação, que demora entre um dia e duas semanas, sem que o vírus seja detetado.

A China prolongou já por três dias as férias do Ano Novo Lunar, até 2 de fevereiro, para desencorajar viagens e tentar conter a propagação do coronavírus. Dezenas de milhões de chineses que visitaram as suas cidades natal ou pontos turísticos devem regressar a casa esta semana no maior movimento de pessoas a nível mundial que se repete todos os anos, aumentando o risco de o vírus se espalhar em comboios e aviões lotados.

O diretor da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, é esperado esta segunda-feira em Pequim para discutir a situação com as autoridades chinesas.

A região de Wuhan encontra-se em regime de quarentena, situação que afeta 56 milhões de pessoas. Alguns países, como Estados Unidos, Austrália, Sri Lanka, Japão e França, estão a preparar com as autoridades chinesas a retirada dos seus cidadãos de Wuhan, onde também se encontram duas dezenas de portugueses.

Autoridades confirmam primeiro caso de transmissão entre humanos Europa

A Alemanha confirmou que o paciente alemão infetado com o coranavírus foi infetado por um colega chinês que o visitou em solo germânico, na semana passada.

Este primeiro caso na Alemanha, de um homem da região de Starnberg, infetado com o coronavírus é, também, o primeiro caso de transmissão entre humanos registado na Europa.

O homem tem 33 anos e trabalha para um fornecedor de automóveis na Baviera, tendo sido infetado em janeiro por uma colega que foi da China para a Alemanha para fazer uma formação durante alguns dias, adiantaram as autoridades sanitárias.

A funcionária chinesa esteve entre 19 e 22 de janeiro na Alemanha e, ao regressar ao seu país, “sentiu-se mal”, contou o diretor do Serviço de Saúde da Baviera, Andreas Zapf.

A mulher foi, de imediato, diagnosticada como caso positivo de coronavírus e, entretanto, um dos funcionários da empresa da Baviera que havia participado na formação, apresentou também sintomas de gripe, acabando por ser confirmado como caso positivo de coronavírus.

Até agora nenhum outro caso suspeito foi relatado na Alemanha, mas as autoridades estão a avaliar 40 pessoas que entraram em contacto com os dois funcionários infetados, dentro ou fora da empresa. Oficialmente, há apena mais três pessoas infetadas com este novo vírus no Velho Continente, todas em França.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.