[weglot_switcher]

Marta Temido alerta lares para necessidade de assegurar aplicação de diretivas da DGS

A ministra da Saúde diz que os lares de idosos têm de assegurar distâncias de segurança, e que os espaços comuns são utilizados por turnos. “As direcções técnicas têm de assegurar que os colaboradores estejam organizados em equipa, sem contacto entre as várias equipas. É preciso medir a febre e verificar se estão sem sintomas, e que as medidas de higiene são aplicadas”, reforça.
  • Marta Temido, ministra da Saúde
29 Março 2020, 13h10

A ministra da Saúde, Marta Temido, deixou uma mensagem de alerta para as estruturas habitacionais de idosos, quer sejam públicas ou privadas, para garantirem o cumprimento das diretivas vindas da Direcção-Geral da Saúde (DGS), de modo a evitar o contágio por coronavírus Covid-19. A governante diz ainda que cabe a estas instituições garantir separação para casos positivos e casos negativos da doença, e garantir equipas de suporte para ambos os locais.

“É urgente que todos se preparem e respondam perante casos positivos. Os responsáveis das instituições têm um papel importante, e apliquem medidas decretadas pela DGS e o contacto com as autoridades de saúde”, disse Marta Temido, sobre as estruturas habitacionais de idosos.

A governante sublinhou que nestas instituições é preciso garantir distância de dois metros de segurança nos espaços onde estão os utentes, e que espaços comuns são utilizados por turnos de modo a garantir distância de segurança.

“As direcções técnicas têm de assegurar que os colaboradores estejam organizados em equipa, sem contacto entre as várias equipas. É preciso medir a febre e verificar se estão sem sintomas, e que as medidas de higiene são aplicadas”, reforça.

Marta Temido acrescentou que é preciso existir uma separação entre casos positivos e casos não positivos, e garantir equipas de suporte para ambos os locais. A governante disse ainda que a ferramenta trace covid-19, que permite seguir os doentes, vai ser melhorada ao longo dos próximos dias.

A responsável governativa pela Saúde sublinhou que a incidência máxima da doença ocorrerá no final de maio, apesar de ter alertado que esta estimativa é atualizada diariamente.

Marta Temido acrescentou que a eficácia das medidas que têm sido anunciadas pelo Governo dependem também da capacidade da população as cumprir. A governante reforçou que foi decretado o isolamento social alertando a população para a necessidade de o cumprir.

“Não podemos confiar na sorte”, afirmou Marta Temido.

A governante referiu ainda que existiu um crescimento de 15% no número os casos positivos de coronavírus, face ao dia anterior e que a taxa de letalidade subiu de 1,9% para 2%, e que essa taxa sobe para os 8,1% em maiores de 70 anos.

Do total de casos confirmados de infecção por coronavírus 89% de doentes em casa, referiu a governante.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/coronavirus-em-portugal/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1182″ slug=”coronavirus-em-portugal” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/coronavirus-em-portugal/thumbnail?version=1585483394253&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.