[weglot_switcher]

Coronavírus: stock de máscaras e desinfetantes esgotados em Hong Kong

No dispensário de Cheung Tai, no distrito financeiro da região, o stock de máscaras e desinfestantes acabou há dois dias e as luvas médicas estão a vender rapidamente. Autoridades alertam que só se poderá proceder a um ‘restock’ depois das celebrações do Ano Novo, neste fim de semana.
24 Janeiro 2020, 16h25

Máscaras faciais e desinfetantes para as mãos estão se a tornar em artigos indispensáveis, à medida que um vírus mortal se espalha pela Ásia. O único problema é chegar a tempo para comprar um desses.

Segundo avança a Bloomberg, esta sexta-feira, as farmácias de Hong Kong venderam e esgotaram máscaras destinadas a prevenir os locais da infecção viral, obrigando as autoridades de saúde a anunciar um restock na próxima semana. Para já, só um homem na região teve resultado positivo ao ser testado para o novo coronavírus, mas autoridades alertam o número de pessoas infetadas seja muito superior por haver infeções ligeiras que passaram despercebidas.

No Taiwan a exportação de máscaras foi bloqueada de modo a garantir que o fornecimento doméstico estava assegurado. Em Macau, o chefe do Governo anunciou que o território encomendou 20 milhões de máscaras individuais de proteção e que estas seriam, a partir de hoje, restritas a um máximo de 10 máscaras  por pessoa mediante a apresentação de um cartão de identificação válido.

Lavar as mãos regularmente, tapar a cara e evitar multidões estão se a tornar na principal linha de defesa para fugir ao novo coronavírus, que só na China matou 26 pessoas e infectou mais de 800. A rápida propagação da doença instou as autoridades chinesas a restringir as viagens para pelo menos 30 milhões de pessoas e a limitar as celebrações do Ano Novo Lunar, que se celebra amanhã.

Atualmente as cidades de Wuahn (onde o surto teve origem), Huanggang, a cerca de 65 quilómetros e Ezhou encontram-se em quarentena, isolando mais de 30 milhões de pessoas. Pacientes com a infecção foram detetadas por toda a Ásia, incluindo Singapura, Vietname, Macau, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos.

https://jornaleconomico.pt/noticias/coronavirus-616-casos-e-25-mortos-10-perguntas-e-respostas-sobre-esta-epidemia-538926

No dispensário de Cheung Tai, no distrito financeiro de Hong Kong, o stock de máscaras e desinfestantes acabou há dois dias e as luvas médicas estão a vender rapidamente, de acordo com um funcionário citado pela agência norte-americana. Dado que as fábricas que fabricam os produtos estão fechadas para o feriado do Ano Novo Lunar as lojas só poderão reabastecer na próxima semana.

O Conselho do Consumidor de Hong Kong, a autoridade estatutária independente de bem-estar do consumidor da cidade, instou os comerciantes a não aumentar os preços das máscaras para “níveis ultrajantes”, informou a Radio Television Hong Kong.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.