[weglot_switcher]

Correios garantem que não vão fechar estações em 2019

Após a Anacom ter questionado a qualidade do serviço dos CTT, a 10 de janeiro, estimando que até ao fim de 2019 a empresa deixaria de ter estações em 48 concelhos, os CTT garantiram ao Jornal Económico que não haverá mais encerramentos este ano. O regulador também fez observações quanto à densidade da rede dos CTT, pelo que a empresa garantiu “estar em todos os concelhos, com pelo menos um ponto CTT”.
  • Cristina Bernardo
22 Janeiro 2019, 07h43

Os Correios de Portugal garantiram ao Jornal Económico que não vão abrir novos processos de encerramento de estações de correio durante este ano. “Em 2019, não acontecerão situações que não tenham sido já conhecidas e partilhadas com as autoridades locais em 2018, em casos onde seja possível encontrar alternativas adequadas”, fez saber fonte oficial dos CTT.

A operadora de distribuição de correspondência esclareceu, ainda, que “a reorganização da rede de retalho era um projeto para levar a cabo em 2018, pelo que em 2019 não existirão novas situações de substituição de lojas CTT”. O Jornal Económico apurou que o plano de reorganização da rede está mesmo na reta final e ficará concluído muito em breve, provavelmente, no primeiro trimestre do ano.

Quer isto dizer: caso uma estação dos CTT seja encerrada em 2019, esse processo de encerramento, seguido de substituição por uma loja ou ponto CTT, já estava previsto e tinha sido iniciado em 2018. Este ano, a empresa do setor da distribuição não abrirá novos processos de encerramento de estações.

Os CTT adiantam que “no âmbito do contrato de concessão,  são obrigados a ter um ponto CTT [loja ou posto de correios] em cada concelho, critério que cumprem escrupulosamente nos 308 concelhos do país”, explicando que “mantêm pelo menos um Ponto CTT, onde são prestados todos os serviços previstos no contrato de concessão, incluindo a entrega de objetos avisados, e ainda o pagamento de vales de prestações sociais e de faturas, muitas vezes em horários alargados e com conveniência adicional para as populações”.

Ainda assim, as dúvidas levantadas pela Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) permanecem, sendo que o regulador prevê que aos 33 concelhos sem estações de correios no final de 2018, somar-se-ão mais 15 até ao fim de 2019, num total de 48 concelhos sem estações (sendo que as estações não equivalem a lojas ou pontos CTT, uma vez que desempenham funções mais amplas que as das lojas), o que afetará 411 mil portugueses.

Os CTT, contudo, voltaram a afirmar que “mantêm, em todos os concelhos, pelo menos um ponto CTT e que a empresa está em permanente avaliação da rede de retalho, tendo em conta a procura e as necessidades dos clientes”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/pcp-e-be-insistem-na-reversao-da-privatizacao-dos-ctt-enquanto-governo-planeia-rever-contrato-de-concessao-401089

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.