[weglot_switcher]

Corrida à sucessão de Pedro Marques agita socialistas

Costa já escolheu o cabeça-de-lista do PS nas europeias. A deputada Lara Martinho também deverá avançar. Para substituir o ministro perfilam-se Nelson de Souza, João Mendes ou um megaministério.
18 Janeiro 2019, 07h34

Pedro Marques vai ser o cabeça-de-lista do PS nas eleições para o Parlamento Europeu (PE), agendadas para o dia 26 maio, e já se prepara a sua substituição no cargo de ministro do Planeamento e das Infraestruturas. A lista de candidatos do PS será apresentada na Convenção Europeia do partido, que vai realizar-se no Porto, a 16 de fevereiro. Pelo que a mini-remodelação no Governo terá que ser efetuada nas próximas semanas. Nelson de Souza e João Carvalho Mendes são apontados como possíveis sucessores de Marques.

Ao longo dos últimos meses, Augusto Santos Silva (ministro dos Negócios Estrangeiros) e Carlos César (líder do Grupo Parlamentar do PS) foram indicados como as hipóteses mais prováveis para encabeçar a lista de candidatos. A escolha de Santos Silva inseria-se numa estratégia de reforço do peso político no Parlamento Europeu, visando os importantes desafios que se aproximam no plano comunitário. Quanto a César, a transferência seria uma forma de pacificar a bancada parlamentar do PS, na qual há vários deputados que estão descontentes com a forma de liderança do antigo presidente do Governo Regional dos Açores.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.