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Corticeira Amorim é a única empresa portuguesa na campanha da ONU sobre sustentabilidade

Esta iniciativa reúne um conjunto de organizações que lideram a nível mundial a luta contra as alterações climáticas, incluindo o Groupe Rocher, Novartis, Ericsson, Heidelberg Cement, Prysmian Group ou John Deere, que se deverá realizar em Nova Iorque em 2021.
8 Setembro 2020, 18h50

A Corticeira Amorim é a única empresa portuguesa que integra a campanha ’50 Sustainability & Climate Leaders’, um projeto promovido pelo TBD Media Group, e cujos conteúdos serão distribuídos pelo grupo Bloomberg.

Esta iniciativa reúne um conjunto de organizações que lideram a nível mundial a luta contra as alterações climáticas, incluindo o Groupe Rocher, Novartis, Ericsson, Heidelberg Cement, Prysmian Group ou John Deere.

“A campanha ’50 Sustainability & Climate Leaders’ inclui um ‘summit’ dos 50 líderes que decorrerá em Nova Iorque em 2021 sob os auspícios da ONU – Organização das Nações Unidas.

“A Corticeira Amorim, o maior grupo de transformação de cortiça do mundo, é uma das 50 empresas que integra a campanha ’50 Sustainability & Climate Leaders’. O projeto promovido pelo TBD Media Group, e cujos conteúdos serão distribuídos pelo grupo Bloomberg, reúne, então, um conjunto alargado de organizações que lideram a nível global a luta contra as alterações climáticas. Sustentabilidade, tecnologia e inovação foram outros dos ‘drivers’ que presidiram à escolha dos participantes no programa ’50 Sustainability & Climate Leaders’, que engloba igualmente líderes de negócios de setores como o farmacêutico, petroquímico e serviços financeiros”, esclarece um comunicado da empresa portuguesa.

De acordo com essa nota informativa, “na verdade, a Corticeira Amorim é o único representante português na campanha ’50 Sustainability & Climate Leaders’, movimentando-se entre gigantes como o francês Groupe Rocher, a suiça Novartis, a sueca Ericsson, o alemão Heidelberg Cement, o italiano Prysmian Group, a japonesa Suntory Holdings Limited, a alemã Wilo Group, a americana John Deere, o suíço REHAU Group, a alemã MANN+HUMMEL, a norueguesa Statkraft, o alemão SSI SCHAFER ou a suíça Archroma”.

Estamos perante um ‘ranking’ de notáveis que “muito orgulha a Corticeira Amorim”, afirma António Rios Amorim, presidente do conselho de administração da Corticeira Amorim.

Segundo o responsável, este é “um sinal claro de que estamos do lado certo da história: trabalhamos talvez o mais nobre dos produtos oferecidos pela natureza de forma sustentável, respeitando os ciclos normais de crescimento, usando os princípios da economia circular, sem qualquer desperdício de matéria-prima, e contribuindo ao longo de todo o processo para a descarbonização de diversas indústrias”.

“E é tal a nossa crença na cortiça como resposta aos muitos desafios vindouros nos domínios da sustentabilidade – conclui o presidente e CEO da Corticeira Amorim – que o futuro será certamente promissor”.

Os responsáveis da empresa nacional assinalam que, “de resto, os promotores da campanha ’50 Sustainability & Climate Leaders’ sublinham “que a Corticeira Amorim, com a sua abordagem à gestão e fabrico de cortiça comprova a sua liderança sustentável – indo além, otimizando os processos de forma amiga do ambiente e maximizando o impacto positivo de uma indústria já naturalmente sustentável”.

Acrescentam “que a empresa desempenha um papel importante na promoção da gestão florestal sustentável, nas políticas de desenvolvimento florestal e na troca de conhecimentos com os produtores. Acabam afirmando “que esta forma de administrar garante que o montado mantenha de forma eficaz a sua sustentabilidade natural”.

O projeto ’50 Sustainability & Climate Leaders’ inclui um ‘summit’ dos 50 líderes que decorrerá sob os auspícios da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova Iorque.

Agendada para 2021, a conferência estará alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“O intuito do encontro, cujo programa contará com a participação de executivos, embaixadores e especialistas, será promover a troca de ideias sobre como alcançar uma maior sustentabilidade, privilegiando soluções tecnológicas recentes, favorecendo a inovação disruptiva, e fomentando lideranças socialmente responsáveis”, adianta o comunicado da Corticeira Amorim.

A Corticeira Amorim, o maior grupo de transformação de cortiça do mundo que labora ininterruptamente desde 1870, assume a sua liderança mundial, “indo muito para além da otimização dos seus processos e da redução dos impactos ambientais das suas operações”.

“Liderando uma indústria naturalmente sustentável, promove, valoriza e viabiliza as florestas de sobro que são importantes sumidouros naturais de CO2 [dióxido de carbono], fomentam uma biodiversidade de relevância, protegem contra a erosão dos solos, regulam o ciclo hidrológico e constituem-se como barreiras contra incêndios. Depois, é a extração cíclica da cortiça que mantém a vitalidade dos montados e que promove o desenvolvimento económico, ambiental e social que lhe está associado, permitindo que dezenas de milhares de pessoas continuem a viver e a trabalhar em zonas áridas e semiáridas”, destaca o comunicado em questão.

A empresa investe milhões de euros anualmente em I&D+I (Investigação & Desenvolvimento + Inovação), realiza 93% das vendas fora de Portugal e emprega mais de 4.400 colaboradores.

Em 2019, a Corticeira Amorim registou 781 milhões em vendas consolidadas.

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