[weglot_switcher]

Corticeira Amorim investe 29 milhões de euros na aquisição da Bourrassé

Corticeira Amorim vai pagar 29 milhões de euros por 60% do capital da Bourrassé. Os restantes 40% serão pagos até 2022.
19 Julho 2017, 18h08

A Corticeira Amorim vai comprar a Etablissements Christian Bourrassé, empresa que no ano passado registou um volume de negócios de 55 milhões de euros.

Atualmente, a Bourrassé conta com uma equipa de 450 colaboradores, que produzem e distribuem mais de 700 milhões de rolhas vendidas a mais de 3.300 clientes, diretos e indiretos.

A atividade da empresa desenvolve-se sobretudo em França, Espanha, Itália e Chile.

Nos termos do acordo hoje divulgado ao mercado, a Corticeira Amorim  vai pagar 29 milhões de euros por 60% do capital da Bourrassé.

Os restantes 40% serão adquiridos posteriormente, até 2022, “por um preço que, tomando por referência o valor já pago pelos primeiros 60%, dependerá ainda da evolução da ‘performance’ da Bourrassé nos próximos anos”.

A Etablissements Christian Bourrassé detém integralmente o capital social da SOCORI – Sociedade de Cortiças de Riomeão, S.A. (Riomeão, Portugal) e da sociedade Corpack Bourassé S.A. (Santiago do Chile, Chile).

“Os valores da Bourrassé e a sua marca serão, assim, salvaguardados, estando previsto que a empresa assegurará a sua identidade e autonomia. Um modelo de governo profissional possibilitará uma sucessão natural do existente à data, assumindo Jean Francis Troccard o lugar de presidente do conselho de administração e diretor-geral da Boureassé, ficando Christian Bourrassé como administrador, assegurando-se, assim, uma transição há muito prevista e planeada”, sublinha o comunicado da Corticeira Amorim.

Segundo esse documento, a Bourrassé tem mais de um século de história, produzindo rolhas de cortiça de qualidade e consistência.

Em 1968, Christian Bourrassé ingressou na empresa familiar fundada em 1900 pelo seu avô Jean-Baptiste.

Em 1988, foi criada a subsidiária chilena, que se dedicou à comercialização de produto no continente sul-americano.

“Hoje, essa integração da cadeia de valor, desde a compra da matéria-prima até à comercialização do produto acabado, garante à Bourrassé o controlo total de todo o ciclo relativo à produção e venda de vedantes”, assinala  o referido comunicado da Corticeira Amorim.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.