[weglot_switcher]

António Costa: “O futuro vai contar com o novo aeroporto do Montijo”

O primeiro-ministro visitou esta sexta-feira o aeroporto Humberto Delgado em Lisboa e referiu que estas infraestruturas em Portugal estão prontas “para acolher tráfego aéreo com toda a normalidade”
  • Cristina Bernardo
5 Junho 2020, 12h09

O Governo reforçou esta sexta-feira o empenho na construção da nova base aérea do Montijo. “O futuro será certamente diferente do passado, mas o futuro vai contar com o novo aeroporto do Montijo”, afirmou o primeiro-ministro, aquando de uma visita ao aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

António Costa diz que “os aeroportos de Portugal estão prontos para acolher o tráfego aéreo com toda a normalidade” e salientou que ” a reabertura do tráfego aéreo não é um fator de risco não controlado do desenvolvimento desta pandemia”.

“A manutenção em operação deste aeroporto foi essencial para afirmar uma das características essenciais do nosso país. Somos e continuaremos a ser um país aberto ao mundo. Essa abertura fez-se na história pelo mar, continua a ser feita pelo mar, por terra, mas faz-se também essencialmente pelo ar. É absolutamente vital que tenhamos bem a noção que esta crise conjuntural que a aviação está a atravessar, que atinge companhias de aviações, aeroportos e turismo”, afirmou António Costa.

Em declarações à imprensa, um dia depois de a vizinha Espanha se ter baralhado com a data de reabertura das fronteiras terrestres, o primeiro-ministro referiu que “a partir de 15 de junho vão ser reativadas rotas, vão ser abertas fronteiras e vai ser feito um esforço coletivo no quadro da União Europeia para que o turismo retome em pleno a sua atividade”.

Contudo, António Costa alertou que “para que isso aconteça é fundamental que os passageiros saibam que podem viajar em segurança. Os aeroportos são um ponto absolutamente crítico, porque é onde se cruzam pessoas vindas de todo o mundo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.