[weglot_switcher]

Costa coloca comboio de alta velocidade novamente na agenda

Projeto de alta velocidade ferroviária está a regressar lentamente aos discursos de políticos e especialistas e deve voltar na próxima legislatura.
25 Agosto 2019, 08h00

O projeto de alta velocidade ferroviária está a regressar lentamente aos discursos de políticos e técnicos de transportes e mobilidade em Portugal. De um assunto proscrito, banido pelo vendaval de restrições às despesas públicas impostas pela troika para resgatar Portugal da bancarrota financeira a seguir a 2011, o tema tem vindo a ser recuperado de forma tímida, mas consistente ao longo dos últimos anos.

Tem sido o próprio primeiro-ministro, António Costa, quem tem pautado o compasso deste debate, uma vez que os partidos que apoiam o Governo e os da oposição se têm abstido de tomar posições muito firmes sobre esta matéria, escudando-se os primeiros na recusa de qualquer PPP – Parceria Público-Privada (sobre este projeto de investimento ou qualquer outro) e os segundos limitando-se a dizer que o país não deveria embarcar em despesas supérfluas em tempo de crise financeira agravada.

Artigo publicado na edição semanal de 9 de agosto, de 2019, do Jornal Económico. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.