Costa de Portugal continental e Madeira sob aviso amarelo devido à agitação do mar

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

José Coelho/Lusa

Toda a costa de Portugal continental e da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão com aviso amarelo até às 00:00 de terça-feira.

O IPMA colocou também a amarelo, até às 18:00 de hoje, a costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 metros.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para hoje está previsto no continente períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado nas regiões Centro e Sul a partir da tarde.

A previsão aponta também para aguaceiros fracos nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral até meio da manhã, sendo mais prováveis nas terras altas e possibilidade de queda de neve acima de 1.200/1.400 metros até ao início da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte nas terras altas até meio da manhã, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida de temperatura, sendo mais significativa da mínima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 4 graus Celsius (na Guarda e em Bragança) e os 12 (em Faro) e as máximas entre os 8 (na Guarda) e os 19 (em Faro).

Para a Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado até meio da manhã, e períodos de chuva, mais frequentes nas vertentes norte e terras altas, passando a regime de aguaceiros em geral fracos e pouco frequentes a partir do meio da manhã.

Está ainda previsto vento fraco a moderado de norte, rodando para nordeste a partir do início da manhã e pequena descida de temperatura nas terras altas.

Na ilha da Madeira as temperaturas vão variar entre os 19 e os 24 graus e no Porto Santo entre os 18 e os 23 graus.

Ler mais
Recomendadas

Redução do IVA da eletricidade chegou hoje a 85% dos clientes domésticos

Esta medida fiscal permitirá, segundo as estimativas do Governo, que ao longo do próximo ano, os consumidores poupem cerca de 150 milhões de euros.

“Daqui a um ou dois dias alguém vai cair”. Movimento “A Pão e Água” pede tributação reduzida pela metade

Reunidos em circulo, com dois aquecedores a meio e sentados, assim permanecem os participantes da greve de fome enquanto aguardam pela ajuda do Governo. “Parece um reality show, tem sido difícil”, confessou ao JE Ljubomir Stanisic reforçando que “emocionalmente temos altos e baixos como tudo, tem sido duro”.

Portugal é o país da UE mais próximo de atingir metas climáticas para 2030

No relatório, o executivo comunitário prevê que, com as medidas atuais, Portugal ultrapassará em 23% a meta estipulada pela Comissão Europeia para 2030 (uma redução de 17% das emissões de gases com efeito de estufa relativamente aos níveis de 2005), atingindo um declínio de 40% das emissões.
Comentários