[weglot_switcher]

Costa diz que Governo ainda está a estudar desdobramento dos escalões do IRS

“Os estudos estão a ser feitos”, disse hoje o primeiro-ministro sobre a sua intenção de mexer no terceiro e no sexto escalão do IRS.
8 Setembro 2021, 13h15

António Costa disse hoje que o Governo ainda está a estudar o desdobramento dos escalões de IRS para o próximo ano. O chefe do executivo já sinalizou a sua intenção de mexer no 3º escalão (entre 10 e 20 mil euros) e no 6º escalão (entre 36 e 80 mil euros) do IRS,

“O que disse nessa entrevista [à TVI 24 na segunda-feira] é que estamos a trabalhar muito seriamente para estudar a possibilidade de este ano podermos já fazer o que adiámos no ano passado – cumprindo o programa de Governo de ter uma estratégia de desdobramento de escalões”, disse hoje o primeiro-ministro em declarações aos jornalistas durante uma visita à feira agrícola Agroglobal no Cartaxo, distrito de Santarém.

“Estes estudos estão a ser feitos, esses trabalhos estão a ser feitos, quando houver uma conclusão nao deixarão de ser notícia”, afirmou, rejeitando fazer mais comentários.

António Costa sinalizou esta semana que a intenção do executivo é mexer no 3º e no 6º escalão do IRS. “Há dois escalões que têm de ser mexidos, um é o terceiro escalão, que está entre os 10 mil e os 20 mil euros, que é uma enorme diferença; e depois é o sexto escalão que é o dos rendimentos que vão desde os 36 mil euros a 80 mil euros”, disse o primeiro-ministro na segunda-feira, 6 de setembro, na “TVI24”.

António Costa reconheceu as disparidades existentes nestes escalões: “Há uma diferença gigantesca entre quem tem 36 mil euros por ano e quem tem 80 mil por ano”.

Em reação, o líder do PSD disse que concorda em “principio” com a intenção do Governo de mexer nos escalões do IRS, mas prefere esperar para ver a proposta que vier a ser feita.

“À partida pode ter a probabilidade elevada de ter a nossa concordância. Não tem a concordância total porque pode ser feito de uma maneira que não é justa, mas em principio, achamos bem”, disse Rui Rio na terça-feira durante uma vista a Castelo de Paiva, distrito do Porto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.