[weglot_switcher]

Costa: Portugal tem de estar preparado para avançar com plano de recuperação quando houver luz verde em Bruxelas

O plano ainda tem de passar pelo crivo do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu. António Costa diz que o objetivo é Portugal ser dos “primeiros países” europeus a apresentar o projeto do plano em Bruxelas durante o mês de outubro.
  • António Costa
1 Outubro 2020, 12h30

O primeiro-ministro disse hoje que o Governo está a trabalhar com o objetivo de avançar com o Plano de Recuperação e Resiliência, assim que haja luz verde em Bruxelas.

“Temos que fazer tudo ao nosso alcance para estarmos preparados. Não podemos substituir decisões do conselho europeu e do parlamento, mas quando tudo estiver resolvido vamos começar imediatamente a trabalhar”, disse António Costa esta quinta-feira em Bruxelas.

O primeiro-ministro está em Bruxelas a ter reuniões na Comissão Europeia com vários comissários para abordar precisamente este plano e a sua execução.

António Costa diz que o objetivo é Portugal ser dos “primeiros países” europeus a apresentar o projeto do plano em Bruxelas durante o mês de outubro.

“Estamos a trabalhar com a comissão europeia e a trabalhar com vários comissários para preparar terreno para que tudo possa ocorrer de forma mais célere para avançar quando haja acordo entre o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu”, explicou em declarações transmitidas pela RTP 3 aos jornalistas portugueses presentes na capital belga.

O primeiro-ministro diz que o Governo tem estado a “trabalhar com parceiros sociais, com regiões e municípios, com todos os partidos políticos para termos um bom plano para o poder implementar”.

“Esta crise tem uma dimensão sanitária gravíssima, mas é uma crise económica e social. Tenho estado desde o principio a sublinhar a necessidade da Europa ter uma resposta robusta. Temos de sair desta crise mais forte do que entrámos”, disse António Costa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.