[weglot_switcher]

Costa quer estratégia de vacinação “justa” entre os países da União Europeia

Primeiro-ministro defende que a vacina contra a Covid-19 deve “chegar no mesmo dia a todos os países”. António Costa deixou para “o dia de amanhã”, a data da chegada da vacina a Portugal.
2 Dezembro 2020, 14h56

António Costa apela a uma estratégia de vacinação “justa” no combate à pandemia da Covid-19. O primeiro-ministro defendeu a medida esta quarta-feira, 2 de dezembro, durante a apresentação do programa da presidência portuguesa da União Europeia, numa ligação em direto para o Parlamento Europeu, conta a rádio “TSF”.

A resposta de António Costa surgiu depois de ter sido questionado sobre a data de 5 de janeiro, anunciada pelo chefe do Governo federal da Bélgica, com o primeiro-ministro português, a defender que a vacina deve “chegar no mesmo dia a todos os países”.

“A compra comum conjunta de vacinas assegurará que no mesmo dia as vacinas sejam distribuídas em todos os Estados membros proporcionalmente à sua população, nos sucessivos tranches que se desenvolveram ao longo dos meses de 2021”, afirmou, António Costa. O primeiro-ministro deixou para “o dia de amanhã”, a data da chegada da vacina a Portugal.

Para António Costa, o mais importante é que a vacina “seja segura e tenha uma eficácia efetiva para travar a Covid”,e que os testes que têm vindo a ser realizados possam “assegurar uma vacinação justa que assegura uma imunização global contra a Covid”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.