[weglot_switcher]

Costa promete redução de IRS em função do número de filhos, criação de novos escalões no IRS e aumentos salariais na próxima legislatura

Em entrevista à radio Observador, António Costa apresentou vários pontos do programa eleitoral que será apresentado na íntegra no sábado.
19 Julho 2019, 10h48

António Costa abordou, esta manhã, em entrevista à rádio Observador que o programa eleitoral do PS, que será apresentado este sábado, vai conter medidas concretas relativas ao aumento progressivo das deduções em sede de IRS em função do número de filhos e o pagamento de um cheque-creche às famílias, em conjunto com o abono de família.

“Na próxima legislatura vamos continuar a aumentar a progressividade do IRS”, anunciou o secretário-geral do PS. “A redução será maior quanto maior o número de filhos e não em função do rendimento das famílias”, afirmou, explicando que o partido socialista quer assim ajudar as famílias com menores rendimentos e que mais contribuem para a “inversão de trajectória de demografia”.

Para além disso anunciou também que o partido socialista irá propor no sábado o pagamento de um cheque-creche às famílias, pago juntamente com o abono de família.

Outra prioridade do partido socialista remetem para uma redução da tributação sobre o trabalho, a criação de novos escalões para melhorar a progressividade, desdobrar escalões para reduzir a tributação aplicada à classe média e a importância de um aumento salarial na função pública.

Por fim, o primeiro ministro não deixou de ser questionado (e usando as suas próprias palavras) sobre a possibilidade de Mário Centeno desertar para o FMI. Costa sublinhou que “a hipótese que surgiu e que está em cima de mesa é uma que não podemos deixar de considerar, mas não é objectivo”, disse, acrescentando que “neste momento é prematuro estar a fazer juízos de probabilidade” sobre tal cenário.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.