[weglot_switcher]

Costa, Rio, Von der Leyen, Sanchéz e Le Maire. Quem são os políticos que vão marcar presença na Web Summit

À já habitual presença da Comissão Europeia junta-se, na edição deste ano, Rui Rio para falar sobre “o futuro de Portugal”, num evento em que a que não faltará Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa. Fernando Medina será o anfitrião do evento, que vão juntar também os primeiros-ministros da Grécia, Espanha e Luxemburgo. Um guião da Web Summit para lá dos robôs e tecnologias.
  • Cristina Bernardo
2 Dezembro 2020, 07h45

O maior evento de tecnologia da Europa regressa (em formato online) esta quarta-feira, dia 2, com mais de 800 oradores e uma vasta lista de painéis e debates na agenda. Durante três dias, a Web Summit vai chamar ao palco aquilo que de melhor se faz na tecnologia e empreendedorismo e cruzar tudo isso com aquela que é a perceção dos políticos (nacionais e internacionais) sobre o futuro digital e tecnológico.

A cerimónia de abertura está marcada para as 12h00. Como Lisboa continua a ser a anfitriã, apesar de a pandemia da Covid-19 ter obrigado a que a Web Summit fosse 100% online, o presidente da Câmara, Fernando Medina, e António Costa farão as honras de abertura do evento. Depois de, juntamente com o fundador e CEO da Web Summit, Paddy Cosgarve, carregarem no botão, estará oficialmente dado o tiro de partida para as conferências nos próximos dias.

Entre os protagonistas política da senda nacional, destaque para o presidente do PSD, Rui Rio, que vai olhar, no dia de abertura da Web Summit, para “o futuro do país”. Num painel de quinze minutos, que terá lugar pelas 16h15 de dia 2, Rui Rio irá dar a sua opinião sobre a forma como Portugal tem lidado com a pandemia da Covid-19 e o que se pode esperar da recuperação económica e do futuro do país.

No mesmo dia, o ministro do Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, junta-se ao comissário europeu Thierry Breton, para discutir a necessidade de uma economia digital europeia “mais profunda e mais ampla” e garantir que esse novo modelo “não deixa ninguém para trás”. O debate está marcado para as 16h10. O ministro volta a falar na sexta-feira, dia 4, para dar o ponto de vista do Governo sobre a recuperação económica pós-Covid de Portugal.

Do Governo, também a ministra da Saúde, Marta Temido, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, marcarão presença. Marta Temido falará num painel às 14h00 de quinta-feira, dia 3, sobre as medidas de combate à Covid-19 em curso no país para “manter cidadãos protegidos”, e Manuel Heitor irá dar a conhecer o vencedor do prémio do projeto Moonshot, às 17h00 de quinta-feira.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, sobe ao palco no dia 3 para discutir o impacto da pandemia no setor do turismo, a forma como as empresas deste setor se podem reergue e qual o papel da tecnologia nessa recuperação.

No último dia do evento, também o deputado social-democrata Ricardo Baptista Leite, “ministro da Saúde de Rui Rio”, falará sobre a informação e desinformação na era da Covid-19 e dará “dicas” aos participantes para identificar o que poderão ser “notícias falsas”, numa altura em que um grupo de médicos autodenominados “médicos pela verdade ” contesta em Portugal as medidas sanitárias para conter a pandemia.

Fernando Medina regressará ao palco para falar sobre a forma como as cidades se podem tornar “mais saudáveis, mais verdes, mais limpas e mais frescas” (na quinta-feira, às 14h35) e sobre as “grandes questões” que as cidades enfrentam atualmente (na quinta-feira, às 13h40). Este último painel contará também com a presença dos presidentes das Câmaras de Toronto e de Londres, John Tory e Sadiq Khan, respetivamente.

O discurso de despedida caberá ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que tomará a palavra às 20h45, antes de dar palco à banda portuguesa Dead Combo. Dadas as medidas de restrição, o concerto (gravado em junho do ano passado) será apenas transmitido online.

 

Comissão Europeia regressa em peso 

Com a transição digital na agenda, a Comissão Europeia vai estar representada na Web Summit pela presidente Ursula von der Leyen e pelos vice-presidentes executivos Frans Timmermans, Margrethe Vestager e Valdis Dombrovskis e a vice-presidente dos Valores e Transparência Věra Jourová. Vão marcar também presença os comissários europeus Elisa Ferreira, Mariya Gabriel, Thierry Breton, Stella Kyriakides e Mairead McGuinness.

A maioria dos discursos de Bruxelas estão agendados para o primeiro dia. Ursula von der Leyen sobe ao palco logo após a cerimónia de abertura da Web Summit, com discurso previsto para as 12h10. Irá falar sobre o tema “Uma Europa para Todos”, abordando a importância da transição digital e inovação no contexto atual e na recuperação pós-pandemia, para tornar a União Europeia “mais sustentável, mais digital, mais resiliente e socialmente justa”.

Seguem-se Věra Jourová com um painel sobre a defesa da democracia na Europa (às 14h50), numa altura em que o respeito pelo Estado de direito é contestado pela Hungria e Polónia no acesso aos fundos europeus para recuperação económica da Europa, e Frans Timmermans, que falará (às 15h35) sobre o Pacto Ecológico Europeu e os desafios ambientais, que são hoje “a maior ameaça que a humanidade enfrenta”.

Thierry Breton falará, juntamente com Pedro Siza Vieira, sobre a digitalização da economia europeia, à mesma hora (às 16h10) que arranca o painel em que a comissária portuguesa Elisa Ferreira, com a pasta da Coesão e Reformas, discutirá com o presidente do conselho de administração da Vodafone, Jean-François van Boxmeer, como se poderá garantir uma Europa mais coesa e um crescimento económico sustentável.

Ainda na quarta-feira, Stella Kyriakides, responsável pela Saúde e Segurança dos Alimentos, abordará a forma como os Estados-membros têm colaborado na resposta à pandemia e revela “o que uniu e dividiu os 27”.

Na quinta-feira, a Comissão Europeia dá palco a Valdis Dombrovskis, às 12h30, para explicar como é que a União Europeia tem estado a trabalhar para uma “transição económica equitativa e justa” e sobre as mudanças económicas que o bloco europeu enfrenta em pleno século XXI. Mariya Gabriel, comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, debate às 18h20 com o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, o papel da tecnologia para unir as pessoas em tempo de pandemia.

Mairead McGuinness, comissária dos Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais, encerra os trabalhos da Comissão Europeia na Web Summit, às 16h50, com um painel sobre o papel dos bancos e Governos na recuperação económica pós-Covid e “quão forte é o potencial de outra grande recessão”. Antes disso, Margrethe Vestager abordará (apenas com os media) a transição digital na União Europeia, às 12h00.

 

Participações especiais

O evento contará ainda com uma várias figuras de destaque da política internacional. É o caso do primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, que explicará, na sexta-feira às 14h00, como é que os gregos se estão a preparar para transformar o país numa potência tecnológica nos próximos anos, ou do primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, que discutirá com Mariya Gabriel o papel da tecnologia para unir as pessoas em tempo de pandemia.

Na lista de figuras ilustres no panorama internacional destaca-se também o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, e do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchéz. O primeiro-ministro cabo-verdiano vai falar, na quarta-feira às 14h15,  sobre as iniciativas digitais do país, que têm “um foco claro no investimento nas pessoas” e que tem permitido “um crescimento fantástico em educação e infraestruturas”. Já o homólogo espanhol fará também um discurso, às 16h40 de quinta-feira, sobre como, “com a ajuda da tecnologia sustentável e da inovação, podemos esperar um futuro melhor”.

O ministro da Economia e Finanças francês, Bruno Le Maire, marcará também presença na Web Summit, para participar numa conferência de imprensa conjunta (apenas para os media) com Pedro Siza Vieira, na quarta-feira às 18h45. Na quarta-feira às 14h30, falará também a ministra dos Desportos, Património e Cultura do Quénia, Amina Mohamed, sobre o futuro da economia africana e o seu caminho para a evolução digital.

Já a ex-primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, fará um discurso sobre a importância da igualdade no desenvolvimento humano, na sexta-feira às 15h00.

Do outro lado do Atlântico, vão participar nesta edição da Web Summit o subsecretário de Estado para Crescimento Económico, Energia e Meio Ambiente do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Keith Krach, o congressista Ro Khanna e a comissária da Comissão Eleitoral Federal norte-americana, Ellen Weintraub.

Keith Krach discursará, na quarta-feira às 16h30, sobre o equilíbrio entre diplomacia e economia, sublinhando que “a diplomacia eficaz requer tato, habilidade e discernimento”. Ro Khanna fala, na sexta-feira às 19h40, sobre o que vem a seguir para a agenda progressista e a importância de pôr a tecnologia a funcionar para todos. Já Ellen Weintraub traz ao palco, na sexta-feira às 19h15, a legitimidade das eleições nos Estados Unidos de 3 de novembro, que foi “repetidamente questionada”.

A Web Summit receberá ainda os presidentes das Câmaras de Toronto e de Londres, John Tory e Sadiq Khan, respetivamente, que irão falar (na quinta-feira, às 13h40) sobre as “grandes questões” que as cidades enfrentam, num debate com Fernando Medina. John Tory fala ainda (na quarta-feira, às 13h30), juntamente com o presidente do Shopify, Harley Finkelstein, sobre a resposta da Covid-19 e ao incentivo ShopHERE da cidade. A presidente da Câmara de Tóquio, Yuriko Koike, discutirá também (na quinta, às 12h15) sobre os projetos de sustentabilidade da cidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.