[weglot_switcher]

Cotadas do PSI 20 lucraram 3.500 milhões de euros em 2017

Só em cinco anos, os resultados das empresas mais do que duplicaram, segundo contas do “DN/Dinheiro Vivo”.
  • Benoit Tessier / Reuters
19 Março 2018, 09h16

As empresas da bolsa portuguesa registaram lucros recorde de 3.500 milhões de euros em 2017, o valor mais alto desde 2008, de acordo com o “Diário de Notícias” (DN) desta segunda-feira.

Os menores custos com juros, a recuperação da economia e o trabalho feito pelas cotadas durante a crise terá permitido que os resultados subissem para o valor mais alto dos últimos dez anos. Só em cinco anos, os resultados das empresas mais do que duplicaram, segundo contas do “DN/Dinheiro Vivo”.

As contas anuais das cotadas do PSI 20 mostraram lucros de 3.500 milhões de euros, um valor que representa uma subida de 12% em relação ao 2016. Ainda assim, a recuperação é mais notória face a anos anteriores, como o de 2012.

Naquele que foi o pior ano para os resultados das empresas portuguesas em bolsa, o lucro acumulado das cotadas do PSI 20 não tinha ido além de 1,36 mil milhões de euros.

Segundo João Queiroz, diretor da banca online do Banco Carregosa, evolução das contas das empresas nacionais é explicada pela mudança que a crise impôs à gestão das empresas. “Os períodos de crise tendem a constituir um estímulo e motivação para se repensar e recentrar a atividade e o negócio”, explicou ao DN.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.