[weglot_switcher]

Covid-19: 26 utentes e auxiliares de lar em Estarreja testam positivo

Os testes aos utentes e auxiliares do lar da associação Vida Nova, em Estarreja, permitiram diagnosticar 26 casos de Covid-19, informou hoje a autarquia.
2 Abril 2020, 20h54

Os testes aos utentes e auxiliares do lar da associação Vida Nova, em Estarreja, permitiram diagnosticar 26 casos de Covid-19, informou hoje a autarquia, que informaou que “dos 35 testes realizados na terça-feira pelo Instituto Nacional de Emergência Médica, 26 são positivos”, disse à Lusa o presidente da Câmara, Diamantino Sabina.

De acordo com informação da autoridade de saúde local, dos 23 utentes que se encontram no lar desta Instituição Particular de Solidariedade Social, 20 acusaram positivo no teste de despistagem à covid-19. Os restantes seis casos dizem respeito a auxiliares.

Os testes foram pedidos com caráter de urgência pelo presidente da Câmara local depois do falecimento na madrugada de segunda-feira de uma utente do lar que estava infetada com o novo coronavírus.

Além deste caso, há mais três utentes do lar situado em Pardilhó que estão internados no Hospital de Aveiro, um dos quais já testou positivo, e nove funcionários infetados que estão a recuperar em casa.

De acordo com Diamantino Sabina, os idosos infetados que se encontram na instituição “estão estáveis”. “Vai haver uma desinfeção do edifício e vão separar os doentes que não estão infetados dos que estão”, adiantou.

O presidente da Câmara referiu ainda que, neste momento, a principal preocupação é encontrar pessoas para cuidar dos utentes. “Isso é um dos principais desafios neste momento. Está muito complicado arranjar auxiliares”, disse o autarca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.