[weglot_switcher]

Covid-19. África do Sul ultrapassa três milhões de infeções

A África do Sul, que detetou a nova variante Ómicron e está a entrar na quarta vaga da pandemia, com um aumento exponencial de novas infeções, ultrapassou esta sexta-feira os três milhões de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo números oficiais.
  • Siphiwe Sibeko / Reuters
3 Dezembro 2021, 19h58

Mais de 16 mil novos casos foram registados nas últimas 24 horas, elevando o número total para 3.004.203, de acordo com o Instituto Nacional para Doenças Transmissíveis sul-africano (NICD, na sigla original).

O número total de mortes é de 89.944, incluindo 25 desde quinta-feira.

“Este aumento representa uma taxa positiva de 24,3%”, disse o NICD, na sua atualização diária, registando também um aumento nas admissões hospitalares, com 279 novas entradas.

O ministro da Saúde sul-africano, Joseph Phaahla, tinha anunciado hoje que o país entrou na sua quarta vaga da pandemia de Covid-19, impulsionada pela nova variante Ómicron.

Na quinta-feira, foram registadas 11.535 novas infeções, em comparação com 2.273 na segunda-feira. A grande maioria dos casos recentes na África do Sul são agora atribuídos à Omicron.

A maioria foi detetada na província mais populosa de Gauteng (72%), que inclui Joanesburgo e a capital, Pretória.

Segundo as autoridades sanitárias, está a ser observado um pico de infeções em crianças.

Muitos pacientes estão a mostrar sintomas ligeiros até agora, mas os especialistas esperam casos mais graves nas próximas semanas.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.233.111 mortes em todo o mundo, entre mais de 263,61 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.