[weglot_switcher]

Covid-19: Como gerir o tempo em teletrabalho

O teletrabalho é uma novidade na vida dos portugueses, mas existem estratégias para uma melhor adaptação a este novo cenário. Siga as dicas para se manter focado nesta nova realidade laboral.
17 Março 2020, 18h31

O coronavírus tem mudado a vida de muitos portugueses e com as restrições impostas por esta pandemia o teletrabalho tornou-se uma realidade para muitos trabalhadores. Esta mudança radical no dia-a-dia dos trabalhadores portugueses pode ser desafiante e como tal reunimos algumas sugestões inspiradas no guia da consultora Territórios Criativos a gerir melhor o teletrabalho e o tempo em geral.

Não quebre a rotina

A rotina é importante principalmente agora que o tempo em casa será maior. Defina um horário e faça as suas tarefas como se fosse sair para o trabalho: acorde à mesma hora, vista-se e faça as refeições a horas. Resista à tentação de ficar deitado na cama a trabalhar e crie um espaço para trabalhar.

Encontre as ferramentas certas

Para trabalhar à distancia é preciso assegurar formas de comunicar e a utilização de aplicações como Skype, Microsoft Teams, Slack, Trello ou Asana poderá ser útil.

Mantenha-se informado

Compreender os riscos e procurar estar actualizado sobre o que se passa é uma boa forma de passar o tempo e esclarecer várias dúvidas em relação à doença e à forma como tem evoluído. Leia notícias, mas procure informação também nos sites da Direcção Geral de Saúde, Organização Mundial de Saúde e SNS24.

Faça coisas diferentes

A trabalhar a partir de casa ficará com tempo a mais porque não precisa deslocar-se até à empresa, por exemplo. Aproveite para aprender uma nova receita no youtube, para pintar um quadro, ler um livro ou passar tempo com a sua família.

Contacte amigos e familiares

Falar com pessoas de quem gostamos é uma das melhores formas de reduzir a ansiedade, a solidão ou o aborrecimento, durante o período de isolamento. Utilize telemóvel e as redes sociais para estabelecer contacto com amigos e familiares

Faça exercício físico

Ao ficar em casa, reduz a sua actividade física e a tendência pode ser de passar o dia no sofá. Contudo, O Serviço Nacional de Saúde avisa que “pode ser prejudicial para a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida”. Assim, se estiver em situação de isolamento social profilático, deverá seguir algumas recomendações para se manter activo enquanto permanece no seu domicílio.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.