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Covid-19: CP admite abrandamento da procura

Os responsáveis da CP prevêem que esta quebra da procura deverá acentuar-se nos próximos dias em função das recentes orientações do Governo, mas ressalva que. neste momento, não estão disponíveis dados efetivos dessa redução.
  • DR
16 Março 2020, 07h45

A CP reconhece que tem ocorrido abrandamento da procura de passageiros nos comboios da transportadora ferroviária nacional, em função do impacto do Covid-19.

“No momento atual, verifica-se já algum abrandamento da procura nos comboios da CP, facto que deverá acentuar-se nos próximos dias em função das recentes orientações do Governo. Neste momento, não estão disponíveis dados efetivos dessa redução”, revela um comunicado da empresa pública de transportes ferroviários.

Segundo essa nota, “existem também diversos pedidos de cancelamento, revalidação ou reagendamento de viagens marcadas com antecedência para os próximos dias e semanas e, para dar resposta a esta situação, a CP implementou as medidas descritas acima no âmbito da sua ‘Política de Atenção ao Cliente'”.

“A CP acompanhará a evolução desta situação, em conjunto com as autoridades e tutela governamental, no sentido de adequar a sua operação às necessidades e exigências de cada momento”, assegura a mesma fonte oficial da CP.

Questionada sobre o plano de contingência em curso por parte da CP, a mesma fonte garante que está a ser “implementado em alinhamento com as linhas orientadoras da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Direcção-Geral de Saúde (DGS) portuguesa”.

“Este plano, que se encontra já em vigor, define medidas para dar continuidade às operações da CP, no cumprimento da sua função de responsabilidade de assegurar o serviço público indispensável à mobilidade e atuar ao nível da prevenção, contenção e mitigação da disseminação do Covid-19 entre todas as pessoas envolvidas – colaboradores da empresa, clientes e terceiros”, adianta a mesma fonte.

No entender dos responsáveis da CP, “foram desenvolvidas ações de comunicação para divulgar informação e sensibilizar os colaboradores e clientes sobre comportamentos preventivos e atuação em presença de sintomas”.

“Foram também definidos procedimentos para a identificação, tratamento e encaminhamento de casos suspeitos, em articulação estreita com as autoridades de saúde”, garante esta fonte oficial da CP, acrescentando que a definição de cenários de laboração adequados à evolução da situação inclui a definição de uma ‘Comissão de Gestão da Pandemia’ para acompanhamento permanente e tomada de decisões adequadas a cada momento; a definição de efetivo crítico e sua eventual cadeia de substituição, em caso de absentismo resultante da doença; e cenários de adequação da oferta à procura e às orientações da tutela e autoridades sanitárias, bem como em situação de absentismo laboral com níveis que impeçam a operação normal.

Em termos de limpeza e higienização, a referida fonte oficial da CP avança que estáa ser dado “particular enfoque nos locais de maior concentração de pessoas, nomeadamente, bilheteiras, gabinetes de apoio aos clientes, instalações sociais (cantinas, refeitórios, copas), salas de reunião, salas do pessoal operacional, sanitários e balneários, gabinetes de utilização individual ou de equipa”.

No material circulante, a tónica vai para o “reforço das operações de  limpeza com particular enfoque nos espaços de transporte de passageiros (interior das composições) e nas cabines de condução, procedendo-se também à desinfeção dos filtros do ar condicionado antes do serviço, com agente desinfetante”.

Foram também identificadas diversas áreas de isolamento, “para utilização pelos trabalhadores da manutenção do material circulante e pelos trabalhadores dos outros órgãos da empresa ou prestadores de serviços externos que trabalhem nesses locais”.

Além disso, estão a ser disponibilizadas luvas e máscaras para as pessoas com suspeitas de contágio. Por seu turno, os técnicos de segurança no trabalho da CP estão disponíveis para tirar dúvidas ou fornecer equipamentos de proteção para situações suspeitas, assim como para sensibilizar e esclarecer os trabalhadores.

“Foram definidos dispositivos de proteção individual para os trabalhadores da empresa, conforme a sua criticidade e risco profissional, para a laboração essencial da empresa”, adianta a mesma fonte oficial da CP.

Os responsáveis da transportadora ferroviária nacional salientam que “foram ajustadas as condições de reembolso de bilhetes, dado o carácter excecional da situação, oferecendo maior flexibilidade aos clientes que pretendam desistir da viagem de comboios Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional, Regional e Turísticos”.

“O reembolso, sem taxas, deve ser solicitado nas bilheteiras mediante apresentação do pedido até três horas antes da partida do comboio da estação de origem do cliente. Passado o prazo indicado, aplicam-se as taxas em vigor”, anuncia a referida fonte.

A CP adianta que “qualquer bilhete emitido para uma viagem num comboio Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional, Regional e Turístico, incluindo um  bilhete já revalidado, pode ser revalidado para outro comboio gratuitamente, numa bilheteira, independentemente do canal onde foi adquirido, considerando os prazos e as demais condições regulamentadas”.

 

 

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