[weglot_switcher]

Covid-19: Equipas multidisciplinares de Lisboa e Vale do Tejo contactaram mais de 12.800 pessoas

São mais de 12.800 contactos nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, às quais se juntaram as equipas de Sintra, Oeiras e Arrábida. Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença.
22 Setembro 2020, 15h00

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19, em 10 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), contactaram mais de 12.800 pessoas, entre 30 de junho e 18 de setembro, revela o site do Serviço Nacional de Saúde (SNS) esta terça-feira, 22 de setembro. Uma média de 257 pessoas, por dia, foram contactadas por estas equipas que foram criadas para travar o aumento de contágios em Lisboa e Vale do Tejo e que estão no terreno para sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento.

“As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa contactaram, entre 30 de junho e 18 de setembro, um total de 12.837 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal”, avançou o SNS.

Segundo o site do SNS, profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que, conclui, “tem tido um impacto positivo no combate à doença”.

Assim, entre 30 de junho e 18 de agosto, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Lisboa Norte, Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas, Sintra, Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares.

No total, de acordo com a DGS, 12.837 pessoas foram alvo desta intervenção, sendo que no mesmo período estas equipas multidisciplinares também visitaram estabelecimentos comerciais.

“Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizado ações de sensibilização à população”, acrescenta.

A criação destas equipas foi uma das medidas anunciadas pelo primeiro-ministro, a 25 de junho, e implementada pelo Gabinete Regional de Intervenção para a Supressão da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.