[weglot_switcher]

Covid-19: Fundação Luso oferece um milhão de garrafas de água

A plataforma de doação de Água de Luso será lançada na segunda-feira, dia 20 de abril, e pretende-se que as ofertas sejam feitas durante o mês de maio.
18 Abril 2020, 20h09

A Fundação Luso avançou com uma iniciativa de solidariedade de âmbito nacional para oferecer um milhão de garrafas de água da mesma marca de 0,33 centilitros, “abrangendo várias instituições e organizações que estão na linha da frente no combate à Covid 19 e/ou que prestem assistência a grupo de risco mais expostos à pandemia, garantindo o consumo individual num formato adequado para reduzir o risco de contágio”.

Num comunicado oficial, a Fundação Luso garante que “considerará também sugestões dos portugueses através das redes sociais da Água de Luso”

“Oitocentas mil (800.000) garrafas de água de Luso estão a ser doadas diretamente a centenas de instituições que impactam dezenas de milhares de pessoas por todo o país. Aqui incluem-se hospitais de referência Covid-19, unidades geridas pela União das Misericórdias Portuguesas, a rede Cáritas, assim como famílias carenciadas que receberão este donativo através dos serviços sociais de algumas autarquias”, avança o referido comunicado.

De acordo com esta nota, “duzentas mil (200.000) garrafas de água de Luso serão encaminhadas para instituições identificadas pelos consumidores através das redes sociais, nas páginas de Facebook e Instagram da Água de Luso e que não estejam já abrangidas na iniciativa”.

Esta plataforma será lançada na segunda-feira, dia 20 de abril, e pretende-se que as ofertas sejam feitas durante o mês de maio.

Nuno Pinto de Magalhães, presidente da Fundação Luso, explica que a instituição “pretende aliviar as necessidades das pessoas nos grupos de risco da Covid-19 e das que estão na linha da frente no combate à pandemia”.

“O apoio e o desenvolvimento comunitário são um dos focos da nossa instituição e, nesta crise sem precedentes, não podíamos ficar indiferentes às necessidades não apenas na nossa comunidade de origem, o concelho da Mealhada, mas também do país”, adianta este responsável.

Por seu turno, Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas disse, a propósito deste apoio, que, “se todas as instituições e marcas cumprissem o seu papel na sociedade como a Fundação Luso e Água de Luso estão a cumprir, a vida de todos seria muito mais simples”.

“A solidariedade não se mede em euros. Mede-se em atitudes. Os utentes dos serviços da UMP, neste momento difícil, agradecem sinceramente”, assegurou Manuel de Lemos.

Já o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, defende que “a água é um bem vital”.

“Apesar de ser um dos mais belos recursos naturais, o chegar a cada casa tem custos. O donativo a algumas Cáritas diocesanas de um significativo número de litros de água engarrafada é muito importante. Com efeito, nas últimas semanas, a rede nacional Cáritas tem visto crescer a quantidade de pedidos de ajuda. Incluir nos cabazes de bens alimentares, garrafas de águas, permite aliviar as despesas com o consumo de água e de produtos para a higienização dos recipientes por onde se bebe este líquido precioso. Por isso, estamos satisfeitos por esta iniciativa. A Cáritas assumiu, desde o início, a preocupação de manter ativos todos os seus serviços e responder a todos os pedidos de emergência que foram sinalizados, mantendo a segurança dos nossos técnicos e voluntários e dos nossos beneficiários”, assinala o presidente da Cáritas Portuguesa.

De acordo com Eugénio Fonseca, “estamos comprometidos em não deixar ninguém para trás”, alertando que “isso só será possível se tivermos ajudas várias como estas que são fundamentais”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.