[weglot_switcher]

Covid-19: ID Logistics espera aumento de atividade até 70% na área farmacêutica em Portugal

Em entrevista exclusiva ao Jornal Económico, Hugo Oliveira, Country Manager da ID Logistics Portugal, explica que no nosso país a atividade de distribuição logística de produtos farmacêuticos vale 34% da faturação da empresa. Um segmento de atividade em expansão devido ao coronavírus.
7 Abril 2020, 07h25

A empresa de logística ID Logistics teve uma faturação global acima dos 1.500 milhões de euros no ano passado. A Península Ibérica, em que se inclui a operação nacional, representa o segundo mercado mais relevante para o grupo, com cerca de 25% do volume de negócios consolidado.

Em entrevista exclusiva ao Jornal Económico, Hugo Oliveira, Country Manager da ID Logistics Portugal, explica que no nosso país a atividade de distribuição logística de produtos farmacêuticos vale 34% da faturação da empresa. Um segmento de atividade em crescimento devido ao coronavírus.

Hugo Oliveira revela ainda que a situação provocada pela pandemia irá gerar um aumento da atividade da empresa no segmento farmcêutico até 70% face ao período homólogo.

Qual o volume de negócios da ID Logistics Portugal, como tem sido a sua evolução nos últimos anos e qual o número de empregados?
A faturação global da ID Logistics superou os 1.500 milhões de euros em 2019. No caso de Portugal e Espanha, que para nós é o mercado unificado da Península Ibérica, representa o segundo mercado mais relevante para o grupo, depois da França, país de origem da empresa. A Península Ibérica corresponde a aproximadamente a 25% da faturação global do grupo, um crescimento que foi sustentado nos últimos anos. A ID Logistics conta com mais de 20 mil funcionários em todo o mundo e cerca de 3.800 na Península Ibérica.

Qual o volume de negócios da ID Logistics Portugal no setor farmacêutico e de saúde e como tem sido a sua evolução nos últimos anos?
O setor farmacêutico tem grande relevância estratégica para a ID Logistics Portugal, país em que a empresa é líder com 34% do setor. O grupo opera em diferentes setores, embora a especialização e o conhecimento do setor farmacêutico nos tenham permitido posicionar-nos como uma empresa de referência em Portugal. Iniciativas recentes, como o ‘Projeto de Serialização’, desenvolvido como resultado da entrada em vigor da nova diretiva europeia sobre a serialização contra a falsificação de medicamentos, entre outras, contribuíram para isso.

Como se adaptou a ID Logistics Portugal a este período excecional de pandemia?
Atualmente, a principal preocupação da ID Logistics é a segurança e a saúde dos seus funcionários, para que juntos possamos garantir o fornecimento e a distribuição de suprimentos básicos para a sociedade em setores críticos como o farmacêutico. Nesta situação excecional, todos devemos fazer os esforços necessários. Nesse sentido, intensificámos a nossa capacidade e força operacional nas plataformas logísticas dedicadas ao setor farmacêutico em Portugal, onde devemos registar um aumento na atividade de até 70% de unidades acima do normal.

Quais são as maiores exigências dos clientes deste ramo de atividade, sejam farmacêuticas ou unidades hospitalares?
Agora, mais do que nunca, farmácias e hospitais necessitam continuar a receber medicamentos e material médico necessário, e, para isso, a logística é fundamental. Tanto os nossos clientes do setor farmacêutico, como nós próprios, estamos a trabalhar na mesma direção e, portanto, as necessidades de farmácias e dos hospitais tornam-se as nossas próprias necessidades.

Quais são os principais desafios que a empresa está a enfrentar, nomeadamente na proteção das suas próprias equipas de distribuição?
O principal desafio que todos nós temos agora, não apenas as empresas de logística, é o tempo. Na ID Logistics, trabalhamos em contrarrelógio para dar resposta ao aumento da atividade que está a ocorrer nas nossas plataformas logísticas do setor farmacêutico. Outro desafio importante neste momento é minimizar ao máximo o risco de contágio. Isso é fundamental para nós e, por esse motivo, tomamos todas as medidas necessárias para prevenção e proteção dos nossos trabalhadores. Garantir a sua segurança sanitária é a nossa maior prioridade.
Na ID Logistics, estamos muito orgulhosos do trabalho desenvolvidos pelos nossos profissionais e estamos muito gratos pelo seu compromisso e esforço neste momento difícil, no qual estamos todos mais unidos do que nunca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.