[weglot_switcher]

Covid-19: Itália bate novo recorde diário e supera os 21 mil casos confirmados nas últimas 24 horas

A Itália registou este domingo um novo recorde de infeções desde o início da pandemia com a notificação de 21.273 novas infeções nas últimas 24 horas e 128 óbitos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
25 Outubro 2020, 17h45

As infeções continuam a aumentar, assim como o número de mortes, e isto apesar do menor número de testes realizados, 161.880 contra 177.000 no sábado.

O meio milhão de infeções no país está largamente ultrapassado, com 525.273 casos desde o início da pandemia, a 21 de fevereiro, e um total de 37.338 mortes a lamentar.

O número de pacientes internados é agora de 13.214 em todo o país, o que reflete um aumento de 779 em relação ao sábado. Os internados em unidades cuidados intensivos também aumentaram, com mais 80 pessoas nas últimas 24 horas, o que perfaz um total de 1.208 pacientes.

O presidente do Governo da Itália, Giuseppe Conte, decidiu decretar medidas mais restritivas a partir de segunda-feira, nomeadamente o encerramento de bares e restaurantes às 18 horas, além de outras atividades, como teatros e cinemas.

O objetivo, explicou Giuseppe Conte em conferência de imprensa, é “manter a curva epidemiológica sob controlo” e “evitar um segundo confinamento generalizado”, o que traria graves repercussões à economia nacional.

“Não introduzimos um recolher obrigatório”, disse, pedindo ainda às pessoas que reduzam as viagens o máximo possível.

Embora tenha sido evitado o recolher obrigatório a nível nacional, este vigora já em regiões como Lácio – cuja capital é Roma -, Campânia, Sicília, Calábria e Lombardia, onde o poder regional pode encerrar as áreas onde haja aglomerações depois das 21 horas.

Restaurantes, bares, pubs, geladarias e confeitarias podem laborar apenas das 05h00 às 18h00.

São permitidas apenas quatro pessoas por mesa, se não forem do mesmo núcleo familiar, além do serviço de entregas ao domicílio até às 24 horas.

Ginásios, piscinas e spas, bem como centros culturais, centros sociais, centros recreativos e salas de bingo e casinos e parques de diversões também devem ser fechados. Já os parques e parques infantis permanecerão abertos. Teatros, cinemas e salas de concerto também estarão fechados e qualquer tipo de organização de eventos e conferências presenciais será proibido.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 42,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, faleceram 2.316 dos 118.686 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.