[weglot_switcher]

Covid-19: Madeira espera média de 1.000 casos positivos durante a semana

O secretário regional da Saúde referiu que a pandemia se deve transformar em endemia no primeiro semestre.
3 Janeiro 2022, 09h25

A Madeira espera ter uma média diária acima dos 1.000 casos positivos de Covid-19, durante esta semana, adiantou o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.

O governante referiu que estamos a entrar numa fase diferente da pandemia de coronavírus, acrescentando que o amento de casos na Madeira corresponde aquilo que se vai passando no mundo, onde a variante Ómicron se mostra mais contagiosa mas com menos impacto em termos de hospitalizações.

“Estamos a somar infetados, mas não estamos a somar doentes Covid-19”, referiu o secretário regional da Saúde e Proteção Civil.

Pedro Ramos sublinhou que a pandemia deve-se transformar em endemia, durante o primeiro semestre de 2022.

O governante referiu que nesta fase da pandemia é preciso “ficar preocupado com os cidadãos com os sintomas”, enquanto que os contagiados com Covid-19 que estejam assintomáticos ou que estejam a evoluir bem “não precisam de telefonar para a unidade de emergência de saúde pública”, disse Pedro Ramos respondendo a uma questão sobre a falta de resposta da linha SRS24 contra o coronavírus.

O secretário regional da Saúde adiantou que 88% da população da Madeira tem a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e 87% a vacinação completa, “o que nos deixa muito contentes relativamente à proteção da população”.

Administradas mais de 54 mil doses de reforço

Já foram administradas 54.452 doses de reforço da vacina contra o coronavírus, e mais de 50.000 pessoas já tem a vacina contra a gripe.

A região tem 40 casos ativos de Covid-19 na saúde, 41 no setor social, e 127 na educação. “Estão disponíveis 150 camas na unidade polivalente contra a Covid-19, 15 são de cuidados intensivos, capacidade que pode subir até 50”, disse o governante.

O governante abordou ainda as mudanças que existiram no período de isolamento de casos positivos. A Madeira decidiu descer para cinco dias o período de isolamento para casos positivos de Covid-19 que não tenham sintomas.

Pedro Ramos diz que estas alterações seguiram recomendações adotadas pelos Estados Unidos da América, acrescentando que esta mudança nos períodos de isolamento se justifica por estarmos a falar de uma “população vacinada” contra o coronavírus.

O governante disse que aqueles que tenham tido necessidade de isolamento depois irão receber um documento, que pode ser entregue através do telemóvel, ou e-mail, validado pela Direção Regional de Saúde, para regressarem  à sua vida normal, embora tenha reforçado a necessidade de se continuar a seguir as regras de prevenção do contágio por Covid-19.

Pedro Ramos disse também que vão continuar os testes semanais à Covid-19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.