[weglot_switcher]

Covid-19: Madeira regista 86 casos positivos, mais um do que na quinta-feira

O novo caso tem ligação à cadeia de transmissão identificada na freguesia de Câmara de Lobos.
24 Abril 2020, 18h16

A Região Autónoma da Madeira (RAM) registou hoje mais um caso com resultado positivo com infeção por Covid-19, elevando assim para 86 os casos positivos, confirmou esta tarde o Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos.

O novo caso é de um residente do concelho de Câmara de Lobos, “de um utente na faixa etária dos 20 aos 29 anos, pertencente à rede de contactos da cadeia de transmissão identificada na freguesia de Câmara de Lobos”, referiu a Vice-Presidente do IA-Saúde, Bruna Gouveia. Este utente já está identificado, bem como os seus contactos próximos, que vão ser, ainda hoje, transferidos para o hotel Village Cabo Girão.

Hoje há também a reportar mais um caso recuperado, totalizando os 21 casos recuperados na Região, o que faz com que haja 65 casos ativos.

“O doente recuperado era o doente que se encontrava internado na unidade de cuidados intensivos. Teve dois testes negativos e teve alta desta unidade, tendo sido transferido para um serviço de Medicina, onde permanece em isolamento”, salientou Bruna Gouveia.

Há portanto agora um doente na unidade dedicada ao Covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça. Os restantes doentes permanecem em isolamento no seu domicílio ou em unidade hoteleira designada.

Relativamente à cadeia de transmissão identificada na freguesia de Câmara de Lobos, foram até ao momento identificados 212 contactos. Destes, 153 já tiveram resultados: 28 foram os positivos e 125 foram negativos. Os restantes aguardam resultado ou colheita.

Sobre o novo caso de hoje há mais quatro pessoas identificadas como contactos próximos.

Inicialmente o número de profissionais de saúde associados a esta cadeia de transmissão era de 44, mas após avaliação do Serviço Regional de Saúde este número foi de 42. Destes profissionais, 40 já foram avaliados e após resultado negativo e avaliação de risco regressaram ao serviço. Apenas dois permanecem em isolamento até completarem 14 dias.

“Foram identificados mais cinco profissionais que tiveram contacto com doentes que testaram positivo”, e por isso estão a ser sujeitos a avaliação.

Casos Suspeitos

Os casos suspeitos totalizam agora os 859, sendo destes 719 negativos. Destes, 54 casos aguardam resultado laboratorial.

As autoridades de saúde da Região têm neste momento em observação 446 pessoas em vigilância ativa, mais 31 do que ontem.

Estão agora 28 pessoas em vigilância passiva, mais duas do que ontem.

Relativamente à Linha SRS 24, Bruna Gouveia disse que esta registou 83 chamadas nas últimas 24 horas, totalizando as 6 mil 743 chamadas desde 27 de janeiro.

Hoje foram realizados 41 testes de despiste no Serviço Regional de Saúde, e o número de testes até agora é de 2 mil 565, mais 151 testes relativamente à passada quinta-feira.

[Atualizado às 19h]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.